AVALIAÇÃO
DE FARMÁCIA HOSPITALAR :
ANÁLISE
DA ESTRUTURA DO SERVIÇO
1.
Análise
da estrutura do serviço:
1.1. Estrutura física
1.1.1.
Espaço
Critérios
Localização
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
Comunica-se
facilmente com as unidades de internação e outros serviços
|
|||
ü
Possui
fácil acesso desde o exterior do hospital
|
|||
ü
A
via de acesso ao SFH é diferente das vias sujas do hospital
|
Distribuição da superfície
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
Área
determinada em função do nº de leitos e da complexidade do hospital
|
|||
ü
Todas
as áreas do SFH formam um conjunto ou unidade funcional
|
|||
ü
Existem
as seguintes áreas definidas
|
|||
-
Área
de armazenagem
|
|||
-
Área
de dispensação
|
|||
-
Área
administrativa e de gestão
|
|||
-
Área
de informação sobre medicamentos
|
|||
-
Área
de laboratórios
|
|||
-
Área
de inflamáveis
|
|||
ü
Caso
elaborem-se preparações estéreis e se reenvasem medicamentos, dispõe-se,
também, de:
|
|||
-
Área
de reenvasado
|
|||
-
Área
estéril
|
Área de armazenagem
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
A
entrada de produtos é independente do resto dos acessos ao SFH
|
|||
ü
A
área de recepção de produtos é diferente da de armazenagem
|
|||
ü
A
superfície do almoxarifado está condicionada ao nº de leitos, pela freqüência
de solicitações, pela situação geográfica e também pela dispensação de
material sanitário
|
|||
ü
Existe
sistema regulador de temperatura ambiente para garantir a conservação dos
fármacos
|
|||
ü
Os
produtos armazenados estão separados e classificados corretamente
|
|||
ü
A
zona de armazenagem de medicamentos está diretamente em comunicação com a de
registros, preparação e dispensação
|
|||
ü
Existe
local com condições de segurança adequadas para produtos inflamáveis
|
|||
ü
Existe
local com condições de segurança para a armazenagem de produtos e
especialidades psicotrópicas e equiparados
|
|||
ü
Existe
local com condições de temperatura para conservação de termolábeis
|
|||
ü
Existe
local específico para a armazenagem de medicamentos que são objeto de ensaios
clínicos
|
Área de dispensação
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
A
área de dispensação dispõe de uma zona de recepção de prescrições, outra de preparação
e outra para armazenagem dos meios de translado dos medicamentos
|
|||
ü
Existe
área diferente para a dispensação de medicamentos a pacientes ambulatoriais
|
Área administrativa e de gestão
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
Existe
um escritório para o chefe de serviço, com uma área que permite realizar as
tarefas organizacionais do serviço
|
|||
ü
Existe
um escritório para os farmacêuticos adjuntos
|
|||
ü
Dispõe-se
de uma zona que permita realizar as tarefas administrativas do serviço
|
Área de informação sobre medicamentos
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
O
CIM dispõe, como mínimo, de uma área dedicada ao acervo bibliográfico
|
Laboratório
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
A
estrutura do laboratório permite o desenvolvimento de tarefas de análise e
controle de matérias primas e do produto acabado e, também, a elaboração de
fórmulas magistrais e normalizadas
|
|||
ü
As
áreas de elaboração e análise de medicamentos estão diferenciadas
|
|||
ü
Dispõe-se
de saída de gases ao exterior, de pontos de água, de luz e do mobiliário
necessário
|
Área de reenvase
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
Dispõe-se
de uma área diferenciada para reenvase
|
Área estéril
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
Existe
uma área que garanta as condições de esterilidade
|
|||
ü
A
área de preparo de MIV ou de NP está corretamente fechada, o ar de entrada é
filtrado (mediante filtros HEPA) e com pressão positiva, a não ser que se
utilize outro sistema que garanta a esterilidade
|
|||
ü
Dispõe-se
de vestiário de entrada
|
|||
ü
Existe,
em lugar visível, informação escrita das condições de acesso à área
|
|||
ü
Para
a manipulação de medicamentos citostáticos existe área específica
|
Outras áreas
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
Dispõe-se
de outras dependências como, por exemplo, sala de reuniões, aulas, etc., em
função das necessidades concretas
|
1.1.2.
Equipamentos
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
Existe
uma dotação mínima de equipamentos segundo as áreas de trabalho
|
Farmacotécnica
A área de farmacotécnica dispõe do seguinte material
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
Gral
e pistilo
|
|||
ü
Espátulas
(borracha e aço inoxidável)
|
|||
ü
Balança
de precisão
|
|||
ü
Balança
granatária
|
|||
ü
Encapsulador
|
|||
ü
Peneiras
(20-30-40 ASTM) de aço inoxidável
|
|||
ü
Agitador
de pás
|
|||
ü
|
|||
ü
Equipo
de filtração
|
|||
ü
|
|||
ü
Recipientes
de aço inoxidável
|
|||
ü
|
|||
ü
Batedeira
elétrica
|
|||
ü
Termômetros
|
|||
ü
Alcoômetro
|
|||
ü
Banho
Maria
|
Análise
A área de análise dispõe do seguinte material
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
Phmetro
|
|||
ü
Medidor
de ponto de fusão
|
|||
ü
Cromatografia
de camada delgada
|
|||
ü
Reativos
de identificação e valoração
|
|||
ü
Agitador
com chapa elétrica
|
|||
ü
|
|||
ü
Espectrofotômetro
|
Reenvasado
A área de análise dispõe do seguinte material
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
Dosificador
de líquidos
|
|||
ü
Envasador
de sólidos via oral
|
|||
ü
Envasador
de líquidos
|
|||
ü
Etiquetador
ou micro com impressora
|
|||
ü
Estufa
|
Área estéril
A área estéril (para MIV e NP) dispõe do seguinte material
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
Capela
de fluxo laminar
|
|||
ü
Equipamento
de filtração
|
|||
ü
Visualizador
de partículas
|
|||
ü
Materiais
de uso único
|
|||
ü
Ar
condicionado e filtros de ar
|
A área estéril (para citostáticos) dispõe do seguinte material
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
Capela
de fluxo laminar vertical Classe II, tipo B
|
|||
ü
Material
de uso único
|
|||
ü
Equipamento
de proteção para manipulador
|
|||
ü
Bolsas
ou recipientes para a incineração de lixo
|
Área administrativa
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
O
SFH dispõe de suporte informático para sua gestão de trabalho
|
Armazenagem
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
Os
produtos termolábeis armazenam-se sobre refrigeração adequada
|
|||
ü
Dispõe-se
de armário de segurança para armazenar psicotrópicos e similares, bem como
substâncias que se julgar conveniente
|
|||
ü
A
armazenagem de inflamáveis dispõe dos meios de segurança necessários para o
correto funcionamento
|
|||
ü
Dispõe-se
de sistemas adequados para o transporte de medicamentos aos pacientes
|
1.2. Estrutura organizacional
1.2.1.
Recursos
Humanos
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
O
SFH está ligado a Direção Médica e situa-se como integrante dos serviços
centrais do hospital
|
|||
ü
O
Serviço dispõe de uma organização hierarquizada que está sob a
responsabilidade e a direção de um farmacêutico, chefe do SFH
|
|||
ü
Os
farmacêuticos do SFH dispõe de formação específica e especializada dentro da
área da Farmácia Hospitalar
|
|||
ü
O
SFH conta, além do chefe de serviço, com outro farmacêutico, como mínimo
|
|||
ü
O
número de farmacêuticos está relacionado com o número de leitos e/ou nível
hospitalar
|
|||
ü
Para
garantir o bom funcionamento do SFH, além de farmacêuticos, este está dotado
de RH como: auxiliar administrativo e auxiliares de farmácia em número
suficiente e em função das necessidades do serviço
|
|||
ü
Caso a estrutura do hospital requeira,
pode-se dispor de unidades descentralizadas de farmácia, sob a
responsabilidade de farmacêuticos e com o suporte de RH correspondente
|
|||
ü
O
chefe do SFH é o responsável das diferentes tarefas e dos procedimentos que
se desenvolvem em seu serviço
|
|||
ü
Todo
o pessoal conhece seu lugar de trabalho, as tarefas que nele se realizam e
também suas responsabilidades
|
|||
ü
A
presença física farmacêutica ocorre durante todo o tempo que permanece aberto
o SFH
|
1.2.2.
Administração
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
Existe
um programa que estabelece os objetivos a serem alcançados pelo SFH a curto,
médio e longo prazo, baseado nas necessidades específicas da instituição e
nos acontecimentos e tendências da Farmácia Hospitalar
|
|||
ü
Periodicamente
se avaliam, junto com os RH do SFH, os resultados obtidos em relação com os
objetivos fixados e se elabora um informe para a direção do hospital
|
|||
ü
Elabora-se
um programa anual das necessidades de RH e de equipamentos do SFH para
alcançar os objetivos fixados
|
|||
ü
Elabora-se
um orçamento anual do SFH e controla-se sua execução
|
|||
ü
Existem
protocolos ou normas internas escritas para as diferentes funções do SFH com
uma descrição do trabalho, as linhas de autoridade e as áreas de
responsabilidade
|
|||
ü
Os
funcionários conhecem e cumprem estas normas, que se revisam e atualizam
periodicamente
|
|||
ü
Existe
distribuição de funções entre os funcionários
|
|||
ü
Assegura-se
a formação continuada dos funcionários do SFH
|
|||
ü
Avalia-se
periodicamente a qualidade do serviço
|
|||
ü
Dispõe-se
de um arquivo atualizado da documentação referente as disposições legais e as
normas que dizem respeito a Farmácia Hospitalar
|
|||
ü
Realizam-se
estudos de custo/efetividade
|
|||
ü
Promove-se
colaborações intra e extra hospitalares
|
|||
ü
Anualmente
elabora-se um relatório das atividades do SFH
|
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