AVALIAÇÃO
DE FARMÁCIA HOSPITALAR :
ANÁLISE DOS PROCESSOS INTERNOS
PARTE 1
1.
Análise
dos processos internos de um SFH
1.1. Aquisição, recepção, conservação de
medicamentos e gestão de estoque
1.1.1.
Aquisição
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
A
seleção de medicamentos realiza-se sob as diretrizes que estabelece a
Comissão de Farmácia e Terapêutica
|
|
|
|
ü
O
chefe do SFH é o responsável das aquisições de medicamentos
|
|
|
|
ü
Existem
normas escritas relacionadas com a política de compras baseada, primeiro, em
critérios de eficácia e, depois, em critérios econômicos, buscando
preferencialmente:
|
|
|
|
ü
Laboratório
investigador, que é o responsável pela marca padrão do produto
|
|
|
|
ü
Laboratório
fabricante da matéria prima
|
|
|
|
ü
Especialidade
farmacêutica que fornece dados farmacocinéticos e biofarmacêuticos
|
|
|
|
ü
Especialidades
de composição conhecida quanto a excipientes e coadjuvantes
|
|
|
|
ü
Forma
farmacêutica acondicionada em dose unitária industrial
|
|
|
|
ü
Identificação
sobre a garantia de qualidade da fabricação, após aquisição do produto de
menor custo
|
|
|
|
ü
As
necessidades de compra são determinadas em função das atividades e
características do hospital
|
|
|
|
ü
Determina-se
o fornecedor mais conveniente e também as condições econômicas ótimas para o
hospital
|
|
|
|
ü
Nível
de alerta para medicamentos abaixo do mínimo
|
|
|
|
ü
Registram-se
os pedidos efetuados
|
|
|
|
ü
Realizam-se
controles periódicos das funções de fornecimento, comparando-as por grupos de
medicamentos, com suas saídas
|
|
|
|
ü
Dispõe-se
de recursos alternativos de compra para situações de emergência
|
|
|
|
1.1.2.
Recepção
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
Realizam-se
controles sobre a identificação do medicamento (forma farmacêutica, dose, via
de administração e adequação do envase)
|
|
|
|
ü
Comprova-se
a quantidade recebida com a quantidade pedida
|
|
|
|
ü
Realiza-se
registro de entrada com lote e data de vencimento
|
|
|
|
1.1.3.
Conservação
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
Os
medicamentos são armazenados segundo uma lógica pré-estabelecida
|
|
|
|
ü
Conservam-se
nas condições convenientes de luz, temperatura e umidade
|
|
|
|
ü
Dispõe-se
dos meios adequados para a conservação dos produtos termolábeis e inflamáveis
|
|
|
|
ü
Dispõe-se
dos meios de segurança necessários para a conservação dos medicamentos
psicotrópicos
|
|
|
|
ü
Existe
sistema de controle de caducidade
|
|
|
|
1.1.4.
Gestão
de estoque
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
Existe
controle de estoque que assegura a continuidade da dispensação de
medicamentos e de material hospitalar
|
|
|
|
ü
Está
devidamente determinado a média de consumo mensal de cada especialidade e
também o máximo e o mínimo, com a finalidade de conseguir uma rotação de
estoque otimizada
|
|
|
|
ü
Dispõe-se
de listas de estoque mínimo e máximo de cada produto
|
|
|
|
ü
O
estoque mínimo é equivalente a média de consumo durante o tempo que tarda em
chegar o pedido ao SFH
|
|
|
|
ü
O
estoque máximo está compreendido entre 1 e 2,5 vezes seu consumo mensal e
depende do sistema de pedidos estabelecido, a situação geográfica do hospital
e o tempo de fornecimento do provedor
|
|
|
|
ü
Dispõe-se,
em estoque, de todas as formas farmacêuticas incluídas no Guia
Farmacoterapêutico
|
|
|
|
ü
Registram-se
e analisam-se as causas das rupturas de estoque
|
|
|
|
ü
Registra-se
as entradas e saídas de cada produto
|
|
|
|
ü
Elaboram-se
estatísticas de consumo mensal por produto ou grupo de medicamentos, por
centro de custo, especialidades, etc...
|
|
|
|
ü
Realiza-se
o controle de estoque mediante um sistema de inventário por grupo de
medicamentos
|
|
|
|
1.2. Dispensação e distribuição de medicamentos
1.2.1.
Dispensação
por paciente
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
Dispõe-se
de um sistema que fornece e controla os medicamentos que recebe cada
paciente, segundo a prescrição médica
|
|
|
|
1.2.2.
Perfil
Farmacoterapêutico
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
Realiza-se
o registro individualizado de todos medicamentos que usa o paciente durante
sua internação no hospital
|
|
|
|
ü
No
perfil farmacoterapêutico constam como mínimo, os seguintes dados:
|
|
|
|
v
Nome
do paciente
|
|
|
|
v
Idade
|
|
|
|
v
Nº
do leito
|
|
|
|
v
Nº
de registro
|
|
|
|
v
Data
de baixa e de alta
|
|
|
|
v
Diagnóstico
|
|
|
|
v
Enfermidades
crônicas
|
|
|
|
v
Medicação
que recebe diariamente
|
|
|
|
v
Dose
|
|
|
|
v
Via
|
|
|
|
v
Freqüência
de administração
|
|
|
|
v
Data
de início e final de dispensação
|
|
|
|
v
Alergias
|
|
|
|
1.2.3.
Requisitos
da dispensação
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
Existe
uma cópia da prescrição médica onde constam, como mínimo, os seguintes dados:
|
|
|
|
v
Nome
do paciente
|
|
|
|
v
Nº
do leito
|
|
|
|
v
Assinatura
do médico que faz a prescrição
|
|
|
|
v
Nome
do medicamento
|
|
|
|
v
Forma
farmacêutica
|
|
|
|
v
Via
de administração
|
|
|
|
v
Dose
|
|
|
|
v
Freqüência
|
|
|
|
v
Data
|
|
|
|
v
Hora
da prescrição (principalmente para as fora do horário habitual)
|
|
|
|
ü
A
recepção de prescrições médicas e a dispensação de medicamentos está sujeita
a horários pre-estabelecidos (exceto urgências e os de início imediato de
tratamento, que não estejam sujeitas a esta normativa)
|
|
|
|
ü
O
farmacêutico revisa a prescrição quanto a correta formalização
|
|
|
|
ü
O
farmacêutico interpreta a ordem médica que recebe e a transcreve para a folha
do perfil farmacoterapêutico
|
|
|
|
ü
Realiza-se
o controle de interações, incompatibilidades, duplicidades terapêuticas,
alergias, doses incorretas, freqüência e duração de tratamentos
|
|
|
|
ü
O
pessoal auxiliar prepara os medicamentos a partir do perfil
farmacoterapêutico
|
|
|
|
ü
O
medicamento está sempre identificado. Nele consta, como mínimo, sua DCB, a
dose, o lote de fabricação e data de vencimento
|
|
|
|
ü
O
farmacêutico supervisiona os medicamentos, após a separação
|
|
|
|
ü
Registra-se
os erros detectados na preparação
|
|
|
|
ü
Uma
vez aviada a prescrição e supervisionada a separação dos medicamentos, existe
um sistema de distribuição rápido, seguro e eficaz
|
|
|
|
1.2.4.
Ocorrências
de dispensação
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
Registra-se
as ocorrências que se produzem na dispensação
|
|
|
|
ü
O
farmacêutico notifica médicos e/ou enfermeiras sobre as ocorrências
detectadas na dispensação
|
|
|
|
ü
Notifica-se
ao médico
|
|
|
|
v
Ajuste
de dose
|
|
|
|
v
Substituição
por equivalente
|
|
|
|
v
Medicamento
não selecionado
|
|
|
|
v
Duração
excessiva de tratamento
|
|
|
|
v
Incompatibilidades
|
|
|
|
v
Interações
|
|
|
|
v
Ruptura
de estoque
|
|
|
|
ü
Notifica-se
por escrito a enfermagem
|
|
|
|
v
Observações
na administração
|
|
|
|
v
Substituição
de medicamentos
|
|
|
|
v
Ruptura
de estoque
|
|
|
|
v
Informação
complementar necessária
|
|
|
|
ü
Realiza-se
controle de todos medicamentos que não foram administrados ao paciente
|
|
|
|
ü
O
farmacêutico realiza acompanhamento e avaliação das causas da não
administração de medicamento e informa aos responsáveis sobre o fato
|
|
|
|
A ) Dispensação de medicamentos sob controle especial
2.2.5.
Dispensação
de medicamentos psicotrópicos e entorpecentes
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
A
dispensação é realizada garantindo-se a segurança e cumpre-se as normativas
legais estabelecidas
|
|
|
|
2.2.6.
Dispensação
de antibióticos de uso restrito
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
Qualquer
que seja a política de utilização destes medicamentos, sempre está vinculada
a justificativa para sua dispensação
|
|
|
|
2.2.7.
Dispensação
de medicamentos não padronizados
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
Existe
sempre uma justificativa dos motivos de sua utilização
|
|
|
|
2.2.8.
Dispensação
de medicamentos de ensaios clínicos
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
A
dispensação destes medicamentos está regulamentada por normativa legal de
dispensação
|
|
|
|
2.2.9.
Dispensação
de MIV
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
Existe
sistema especial de distribuição para nutrição, MIV e citostáticos
|
|
|
|
2.2.10.
Outros
sistemas especiais de dispensação
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
Existe
justificativa escrita de todos os medicamentos que se deseja controlar e
restringir sua utilização
|
|
|
|
B) Organização dos medicamentos em áreas fechadas
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
O
farmacêutico é o responsável pelos medicamentos que se encontram nas áreas
fechadas
|
|
|
|
ü
A
dotação de medicamentos é realizada pelo SFH e é um consenso entre a equipe
médica e de enfermagem da área correspondente
|
|
|
|
ü
Nas
listas consta, como mínimo, uma ordem racional de localização, dose, forma
farmacêutica e quantidade fixa de estoque
|
|
|
|
ü
Especifica-se
onde encontram-se os medicamentos (refrigerador) e se estão submetidos a
algum tipo de controle especial de dispensação
|
|
|
|
ü
Os
medicamentos estupefacientes e as especialidades psicotrópicas restringidas
armazenam-se em caixas de segurança
|
|
|
|
ü
Periodicamente
se realiza a reposição de medicamentos, segundo um sistema interno de cada
centro
|
|
|
|
ü
As
equipes de profissionais da saúde sabem quais são os estoques das áreas
correspondentes
|
|
|
|
ü
O
sistema de reposição controla a necessidade de justificativas para os
medicamentos de dispensação controlada
|
|
|
|
ü
Em
cada unidade onde encontram-se medicamentos existe um responsável pelo
estoque, além do farmacêutico
|
|
|
|
ü
Revisa-se,
como mínimo, semestralmente
|
|
|
|
v
Conservação
|
|
|
|
v
Vencimento
|
|
|
|
v
Atualização
|
|
|
|
v
Quantidade
|
|
|
|
ü
Registram-se
todas as ocorrências observadas na revisão
|
|
|
|
C) Área de emergência
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
O
farmacêutico é o responsável da dotação de antídotos da unidade de Urgência
|
|
|
|
ü
A
dotação de medicamentos é realizada pelo SFH e é um consenso entre a equipe
médica e de enfermagem
|
|
|
|
ü
Nas
listas consta, como mínimo, uma ordem racional de localização, dose, forma
farmacêutica e quantidade fixa de estoque
|
|
|
|
ü
Especifica-se
onde encontram-se os medicamentos (refrigerador) e se estão submetidos a
algum tipo de controle especial de dispensação
|
|
|
|
ü
Realiza-se
a reposição de medicamentos na medida que são administrados
|
|
|
|
ü
Existe
justificativa de utilização dos medicamentos
|
|
|
|
ü
As
equipes de profissionais da saúde sabem quais são os estoques de antídotos
|
|
|
|
ü
Existe
um responsável pelo estoque (Chefe da Urgência ou Supervisor), além do
farmacêutico
|
|
|
|
ü
Revisa-se,
como mínimo, mensalmente
|
|
|
|
v
Conservação
|
|
|
|
v
Vencimento
|
|
|
|
v
Atualização
|
|
|
|
v
Quantidade
|
|
|
|
ü
Registram-se
todas as ocorrências observadas na revisão
|
|
|
|
D) Carro de parada cardiorespiratória
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
Existe
um protocolo de atuação e utilização de medicamentos e de material
estabelecido conjuntamente com as equipes de saúde
|
|
|
|
ü
As
equipes de profissionais da saúde conhecem qual a dotação do carro de parada
cardiorespiratória
|
|
|
|
ü
Realiza-se
uma revisão periódica do conteúdo dos carros, prestando-se especial atenção a
validade, quantidades e organização interior do carro
|
|
|
|
ü
Realiza-se
a reposição de medicamentos no prazo mais breve possível
|
|
|
|
ü
Existe
um responsável pelo estoque, além do farmacêutico
|
|
|
|
ü
Registra-se
as ocorrências de revisão, constando, como mínimo, os seguintes dados:
|
|
|
|
v
Data
|
|
|
|
v
Nome
do responsável da revisão e assinatura
|
|
|
|
v
Ocorrências
na revisão
|
|
|
|
v
Data
de reposição
|
|
|
|
ü
Promove-se
a formação continuada dos RH em relação ao uso do carro de parada cardiorespiratória
|
|
|
|
E) Tratamento de extravasamentos de medicamentos citostáticos
Organização de “kit” de extravasamento
Descrição
|
Sim
|
Não
|
NA
|
ü
Existe
um protocolo de atuação no caso de extravasamento de citostáticos
|
|
|
|
ü
As
equipes de profissionais da saúde conhecem qual a dotação da maleta de
atendimento a extravasamento
|
|
|
|
ü
Realiza-se
uma revisão periódica do conteúdo das maletas, prestando-se especial atenção
a validade, quantidades e organização interior do carro
|
|
|
|
ü
Realiza-se
a reposição de medicamentos cada vez que é utilizado
|
|
|
|
ü
Existe
um responsável pelo estoque, além do farmacêutico
|
|
|
|
ü
Registram-se
as ocorrências de revisão, constando, como mínimo, os seguintes dados:
|
|
|
|
v
Data
|
|
|
|
v
Nome
do responsável da revisão e assinatura
|
|
|
|
v
Ocorrências
na revisão
|
|
|
|
v
Data
de reposição
|
|
|
|
ü
Promove-se
a formação continuada dos RH em relação ao uso da maleta de atendimento a
extravasamento
|
|
|
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