ESTRUTURA ORGANIZACIONAL HOSPITALAR
As atividades desenvolvidas em Farmácia Hospitalar estão inseridas no contexto maior representado pelo hospital que deve, portanto ser dissecado em termos de estrutura, organização e funcionalidade para um melhor desenvolvimento das atividades inerentes a Farmácia Hospitalar.
1 - AS SEÇÕES E SEUS FUNDAMENTOS
A - LIDERANÇA E
ADMINISTRAÇÃO
Esta
seção apresenta as subseções relacionadas ao sistema de governo da organização.
Nela estão presentes subseções ligados aos aspectos de liderança, diretrizes
administrativas, planejamento institucional e relacionamento com o cliente.
B - SERVIÇOS PROFISSIONAIS E ORGANIZAÇÃO DE
ASSISTÊNCIA
Esta
seção dedica-se à organização dos serviços profissionais que prestam
assistência direta ao cliente/paciente e perpassam todos os serviços de atenção
aos clientes: de apoio ao diagnóstico, de apoio técnico, de apoio
administrativo e de ensino e pesquisa, configurando assim, o modelo e a
filosofia assistencial e institucional.AL BRASILEIRO
DE ACREDÇÃO HOSPITALAR PARTE II
C
- SERVIÇOS DE ATENÇÃO AO
PACIENTE/CLIENTE
Esta
seção agrupa as unidades e serviços tipicamente “assistenciais”, ou seja, todos
aqueles em que existe o contato direto com o usuário, um processo ou serviço
médico assistencial desenvolvido, uma equipe médica e multiprofissional
envolvida, um conjunto de insumos tecnológicos específicos e um(ns) espaço(s)
institucional(is) especificamente reservado(s).
D - SERVIÇOS DE
APOIO AO DIAGNÓSTICO
Esta
seção reúne os serviços voltados para o apoio ao diagnóstico.
E - SERVIÇOS DE
APOIO TÉCNICO E ABASTECIMENTO
Esta
seção visa a agrupar todos aqueles serviços que envolvem uma ação técnica
especializada, mas que também se caracterizam por envolver processos de
abastecimento, fornecimento, estocagem, produção e/ou serviços técnicos
especializados de apoio a ação assistencial e as equipes profissionais que
realizam a terapêutica.
F - SERVIÇOS DE
APOIO ADMINISTRATIVO E INFRA-ESTRUTURA
Nesta
seção encontra-se os serviços que se relacionam aos processos de apoio e ação
técnico-profissional, a infra-estrutura físico-funcional e ao apoio aos
processos da organização (planejamento predial, financeiro, segurança geral,
etc.).
G - ENSINO E
PESQUISA
Esta
seção objetiva integrar todos os componentes que se relacionem às funções
educativas e de investigação da organização, de tal forma que permita realizar
um diagnóstico da estrutura disponibilizada para o treinamento funcional, para
a educação permanente, para o processo de formação de recursos humanos e para a
geração de novos conhecimentos.
2 - SEÇÕES E SUBSEÇÕES
2.1
- LIDERANÇAS E ADMINISTRAÇÃO
A presente seção tem por finalidade apresentar as
subseções relacionadas aosistema de governo da Organização, aos aspectos de
liderança, diretrizes administrativas, planejamento institucional e
relacionamento com o cliente. Subseções
atuais: Direção, Administração e Garantia da Qualidade.
2.2
- DIREÇÃO
Administração de profissionais que
desenvolvem as políticas da Instituição e coordenam a sua execução.
2.3 -. ADMINISTRAÇÃO
Área ou unidade que responde pelo
gerenciamento dos recursos financeiros, materiais e humanos da Instituição.
2.4
- GARANTIA DA QUALIDADE
Corresponde às atividades destinadas a
avaliar e garantir a qualidade dos serviços oferecidos internamente e
externamente.
2.5
- SERVIÇOS PROFISSIONAIS E ORGANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA
Esta seção é dedicada a apresentação
das subseções relacionadas à organização de serviços profissionais que prestam
assistência direta ao cliente/paciente e perpassam todos os serviços de atenção
aos clientes: de apoio ao diagnóstico, de apoio técnico, de apoio
administrativo, e de ensino e pesquisa, configurando assim, o modelo e a
filosofia assistencial e institucional.
2.5.1
- CORPO CLÍNICO
Equipe médica responsável pela internação
do paciente e pela assistência contínua nas 24 horas, até a sua alta.
2.5.2
ENFERMAGEM
O serviço de Enfermagem compreende:
previsão, organização e administração de recursos para prestação de cuidados
aos pacientes, de modo sistematizado, respeitando os preceitos éticos e legais
da profissão.
2.6
- SERVIÇO DE ATENÇÃO AO PACIENTE/CLIENTE
A
Seção denominada de Serviços de Atenção ao Paciente/Cliente tem por finalidade
agrupar todas as unidades e serviços tipicamente assistenciais, com
características de contato direto com o usuário, processo ou serviço médico
assistencial desenvolvido, equipe multiprofissional e interdisciplinar
envolvida, conjunto de insumos e espaço(s) institucional específico(s) a seus
respectivos processos.
a) Internação;
b) Referência e Contra-Referência;
c) Atendimento Ambulatorial;
d) Emergência;
e) Centro Cirúrgico;
f) Anestesiologia;
g) Obstetrícia;
h) Neonatologia;
i) Tratamento Intensivo;
j) Hemoterapia;
k) Reabilitação;
l) Medicina Nuclear; e
m) Radioterapia.
a)
Internação
Prestação de atendimento a pacientes
que necessitam de assistência direta programada ou não, por período superior a
24 horas.
b)
Referência e contra-referência
Processo de articulação com outras
Instituições de Saúde para o encaminhamento, transferência e recepção
(contra-referência) de clientes/pacientes.
c)
Atendimento ambulatorial
Prestação de atendimento eletivo e de
assistência a clientes/pacientes externos, programado e continuado.
d)
Emergência
Prestação de atendimento imediato a
clientes/pacientes externos em situação de sofrimento, sem risco de perda da
vida (urgência) ou com risco de perda da vida (emergência), durante 24 horas.
e)
Centro cirúrgico
Unidade destinada ao desenvolvimento
de atividades cirúrgicas, bem como a recuperação pós-anestésica e recuperação
pós-operatória imediata.
f)
Anestesiologia
Serviço
que atua junto ao centro cirúrgico, unidades de obstetrícia, serviços de apoio
ao diagnóstico e tratamento especializado.
g)
Obstetrícia
Serviço destinado ao controle do
trabalho de parto, parto, primeiros cuidados com os recém-nascidos, e
puerpério.
h)
Neonatologia
Serviço destinado à atenção aos
recém-nascidos normais e patológicos, assim como às unidades de terapia
intensiva neonatal para recém-nascidos de médio e alto risco.
i)
Tratamento intensivo
É o conjunto de elementos destinados
ao atendimento de clientes/pacientes com risco iminente de morte, com
possibilidade de recuperação, que requerem serviços de assistência médica e de
enfermagem nas 24 horas.
j)
Hemoterapia
Serviço onde se realizam atividades
que envolvem práticas relacionadas a transfusão de sangue e hemocomponentes.
k)
Reabilitação
O serviço de Reabilitação é
responsável pela assistência em fisiatria, fisioterapia, terapia ocupacional e
outras ações para a reintegração do cliente/paciente à comunidade, com o objetivo
de torná-lo apto a executar atividades básicas para sua subsistência.
l)
Medicina nuclear
Corresponde ao serviço que desenvolve
suas ações de diagnóstico in vivo e terapias utilizando recursos
tecnológicos baseados em radioisótopos.
m)
Radioterapia
Unidade
destinada ao emprego de raios X e radiações ionizantes com fins terapêuticos. Desenvolve
ações terapêuticas através de: teleterapia, braquiterapia, contatoterapia.
2.7
- SERVIÇOS DE APOIO AO DIAGNÓSTICO
Esta seção, tem por finalidade,
agrupar todos os serviços voltados para o apoio ao diagnóstico.
a)
Laboratório
Clínico,
b)
Diagnóstico
por Imagem,
c)
Métodos
Gráficos e
d)
Anatomia
Patológica.
a)
Laboratório clínico
Serviço responsável pela coleta,
processamento e resultados de exames complementares, de acordo com o grau de
complexidade da Instituição, para fins de diagnóstico e tratamento.
b)
Diagnóstico por imagem
Neste serviço estão incluídos os
seguintes procedimentos: radiodiagnóstico, angiografias (inclusive por
subtração digital de imagens), mamografia, tomografia computadorizada (TC),
ressonância magnética e ultra-sonografia.
c)
Métodos gráficos
Serviço responsável pela elaboração de
exames complementares, de acordo com o grau de complexidade da Instituição, no
qual estão incluídos os seguintes procedimentos: eletrocardiograma,
eletrocardiograma de esforço, eletroencefalograma e ecocardiograma.
d)
Anatomia patológica
Serviço para confirmação de
diagnósticos pré, pós-cirúrgicos e ambulatoriais de peças de biópsias e de
diagnósticos de necrópsias, através de exames histológicos.
2.7
- SERVIÇOS DE APOIO TÉCNICO E ABASTECIMENTO
A presente seção denominada Serviços
de Apoio Técnico e Abastecimento, visa a agrupar todos aqueles serviços que
envolvem uma ação técnica especializada, mas que também se caracterizam por envolver
processos de abastecimento, fornecimento, estocagem, produção e/ou serviços
técnicos especializados de apoio e ação assistencial e as equipes profissionais
que realizam a terapêutica.
a)
Arquivo
Médico,
b)
Controle
de Infecções,
c)
Estatísticas,
d)
Farmácia,
e)
Nutrição
e Dietética,
f)
Central
de Processamento de Roupas – Lavanderia,
g)
Central
de Processamento de Materiais e Esterilização,
h)
Higiene,
Segurança e Saúde Ocupacional, e
i)
Serviço
Social.
a)
Arquivo médico
Local exclusivo para guarda,
arquivamento e manutenção do prontuário clínico do cliente/paciente.
b)
Controle de infecções
Ação que visa à prevenção e Controle
das Infecções Hospitalares de seus clientes (internos e externos).
c)
Estatísticas
Registro estatístico, levantamento de
indicadores de qualidade e produtividade e sua utilização.
d)
Farmácia
Farmácia é a unidade de apoio de
assistência técnico-administrativa, dirigida por profissional habilitado,
integrada funcional e hierarquicamente às atividades da Organização.
e)
Nutrição e dietética
Corresponde a oferta de alimentos
nutricionalmente balanceados e dietas adequadas às necessidades específicas do
cliente/paciente, bem como educação nutricional.
f)
Central de processamento de roupas -
lavanderia
A Lavanderia é responsável pela
provisão de roupas limpas a todos os setores da Organização.
g)
Processamento de materiais e
esterilização
É o setor, unidade ou serviço
destinado à limpeza, desinfecção, esterilização, armazenamento, guarda e
distribuição dos materiais desinfetados e esterilizados.
h)
Higiene
Remoção de sujeiras, detritos
indesejáveis e microorganismos presentes no ambiente organizacional, mediante a
utilização de processo mecânico e químico.
i)
Segurança e saúde ocupacional
Atividades
destinadas a prevenir acidentes de trabalho e promover a saúde ocupacional.
j)
Serviço social
Atendimento prestado ao paciente e aos
seus familiares quanto às questões socioeconômicas, e reintegração social.
2.8
- SERVIÇOS DE APOIO ADMINISTRATIVO E INFRA-ESTRUTURA
Nesta seção, estão agrupados os
serviços de Apoio Administrativo e Infra-estrutura institucional.
a)
Documentação
da Planta Física;
b)
Estrutura
Física;
c)
Estrutura
Físico-Funcional;
d)
Sistema
Elétrico;
e)
Manutenção
Geral,
f)
Controle
de Resíduos e Potabilidade da Água; e
g)
Segurança
Geral.
a)
Documentação da planta física
Documentação e registro referentes à
estrutura física da Organização, aprovada pelos órgãos competentes.
b)
Estrutura físico-funcional
Consistem nas vias de acesso à
Instituição, circulação interna e externa, sinalização e fluxos.
c)
Sistema elétrico
Sistema de segurança e manutenção de
rede elétrica e suprimento alternativo de energia e iluminação.
d)
Manutenção geral, controle de resíduos
e potabilidade da água
Serviços de manutenção de toda a
infra-estrutura física, de equipamentos da Instituição e controle de qualidade
da água e do sistema de gerenciamento de resíduos.
e) Segurança
geral
Serviço existente para garantir a
integridade dos clientes internos e externos, através de infra-estrutura
adequada, e procedimentos de prevenção de acidentes, sinistros, violência e
riscos para a clientela e circundantes.
ENSINO E PESQUISA
Esta seção tem por finalidade integrar
todos os componentes que se relacionem às funções educativas e de pesquisa da
Instituição, de tal forma que permita realizar um diagnóstico da estrutura
disponibilizada para o treinamento funcional, para a educação permanente, para
o processo de formação de recursos humanos e para a geração de novos
conhecimentos.
Biblioteca/Informação
Científica
Organização,
controle de informações científicas atualizadas, disponíveis e acessíveis.
REFERÊNCIA
Manual
Brasileiro de Acreditação Série A. Normas e Manuais Técnicos; n. 117 3.ª Edição
Revista e Atualizada Brasília – DF 2002. 1998. Ministério da Saúde, um hospital
poderia ser estruturado da seguinte forma:
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