sábado, 9 de janeiro de 2016

A FARMÁCIA HOSPITALAR NO ÂMBITO DO HOSPITAL ALBERT EINSTEIN

A FARMÁCIA HOSPITALAR NO ÂMBITO DO HOSPITAL ALBERT EINSTEIN

MANUAL DO HOSPITAL ALBERT EINSTEIN - SOCIEDADE BENEFICENTE ISRAELITA BRASILEIRA
Apresentação

Na busca da melhoria da qualidade dos serviços prestados, a Farmácia Hospitalar vem se transformando para beneficiar cada vez mais o paciente, na agilidade do atendimento e segurança na utilização do medicamento.

Nas diversas áreas da Farmácia, contamos com profissionais farmacêuticos que prestam suporte técnico às equipes de enfermagem, médica e a outros profissionais, através da manipulação e dispensação de medicamentos, informações sobre medicamentos, análise de reações adversas, interações medicamentosas, aderência aos protocolos garantindo o uso racional do medicamento.
A dispensação de medicamentos na forma unitária, conforme dose prescrita e manipulados sob condições adequadas para o horário correto de administração, é realizada a cada 6 horas, período que permite identificar grande parte das alterações que são feitas na prescrição médica, evitando, desta forma, a perda de medicamentos manipulados e o retrabalho na reversão dos medicamentos não utilizados pelo paciente.

A “Central de Atenção à Prescrição” foi estruturada para que a atenção farmacêutica em tempo real fosse implantada com eficiência e agregasse valor à prescrição médica em relação ao uso seguro do medicamento.
Oferecendo ao corpo de enfermagem equipamentos automatizados de dispensação de medicamentos e materiais médico hospitalares, nas diversas unidades de internação, estamos certos de contribuir para a agilidade, eficácia e segurança no atendimento aos pacientes internados e atendidos pela dispensação por Dose Unitária.
Todo o Serviço de Farmácia está disponível por 24h através do farmacêutico de plantão.

·         Farmácia Central
·         Setores
·         ​Unidade central da Farmácia tem como principal função o armazenamento do estoque de medicamentos e materiais médico hospitalares e o abastecimento dos Centros de Custos, Unidades de Dispensação e de Produção. Abaixo seguem as descrições dos seus setores.

Recebimento

Setor responsável pelo recebimento de todos os produtos utilizados no Hospital, como materiais médico cirúrgicos, medicamentos e equipamentos, bem como todos os itens comprados de maneira esporádica
Codificação em Barras - Rastreabilidade
Setor responsável pela identificação com etiqueta de código de barras interno. Esta rotina está implantada para todos os medicamentos padronizados e alguns materiais médicos críticos (usados nos centros cirúrgicos e salas de procedimentos invasivos diagnósticos). Este processo permite que os medicamentos identificados possam ser localizados rapidamente via sistema informatizado dentro do Hospital, e ainda possibilita resgatar todas as movimentações que um determinado lote de algum item teve enquanto disponível nos estoque (inclusive pacientes que possam ter utilizado)

Distribuição:

Setor responsável pela estocagem, distribuição e controle de medicamentos e materiais médico cirúrgicos. Efetua o atendimento às farmácias satélites e demais setores (centros de custos) através de requisições efetuadas pelos solicitantes em sistema informatizado (são as chamadas “reservas”).

O setor também é responsável pela compra de medicamentos que não são padronizados no Hospital, mediante solicitação de um farmacêutico, nos horários em que os setores de Planejamento e Compras não funcionam.

·         ​Sistema de Dispensação
Todo o processo de dispensação de medicamentos é acompanhado pelo profissional farmacêutico, garantindo a qualidade dos produtos dispensados, com os controles adequados. O farmacêutico revisa todas as prescrições médicas, mantém um controle rigoroso do armazenamento e validade de todos os itens, acompanha, orienta e monitora a correta separação e manipulação dos medicamentos, supervisiona a dispensação de itens que necessitam de um controle especial (medicamentos termolábeis, medicamentos psicotrópicos e entorpecentes, medicamentos injetáveis multidose), confere e valida todo o processo antes da dispensação ao paciente.

Unidades Centralizadas

O Sistema de Dispensação de Medicamentos adotado é o de Dose Unitária. Esse sistema consiste na dispensação de medicamentos prontos para uso (sólidos unitários e injetáveis diluídos) em embalagens identificadas para cada paciente, com os horários de administração, para um período de 6 horas durante 24 horas.
 A Dose Unitária tem como principais objetivos:
o    Aumentar a segurança para o paciente
o    Disponibilizar maior tempo da enfermagem no cuidado ao paciente
o    Diminuir erros de dispensação/administração
o    Racionalizar a distribuição e administração de medicamentos
o    Possibilitar o exercício da farmacovigilância
o    Diminuir custos com medicamentos
o    Manter um controle de estoque mais eficaz

Transcrição

Realiza a transferência das informações da prescrição médica para o sistema informatizado utilizado no HIAE (SGH). Faz o lançamento de todos os medicamentos, dietas e procedimentos relacionados à internação do paciente, promovendo a legibilidade da prescrição, direcionando à unidade de estoque que realizará o atendimento, atendendo dessa forma, todos os processos decorrentes dessa inclusão no sistema.

CAP - central de atenção a prescrição

Analisa a transcrição da prescrição no SGH para verificar se a mesma foi feita corretamente. Realiza análise farmacêutica das prescrições médicas após a transcrição no SGH, verificando legibilidade, descrição completa e adequada dos itens, identificação do profissional prescritor, dose, via de administração, posologia, indicação do medicamento, tempo de tratamento, duplicidade terapêutica, diluição, horários de administração, alergias referidas pelo paciente, entre outros. Caso haja necessidade de análise específica e/ou verificação com o médico que demande ação imediata, solicita-se intervenção do farmacêutico clínico.

 Também analisa prescrições médicas que não passam pelo processo de transcrição, e que são dispensadas diretamente pela farmácia satélite.

 Unidades Descentralizadas

Há unidades que oferecem atendimento a pacientes críticos, e para estas unidades temos um atendimento descentralizado realizado pela Farmácia, através das Farmácias Satélites.

 Atualmente temos as Farmácias Satélites:
o    Farmácia Pediatria - 12º andar bloco A (atendimento CTI Pediátrico)
o    Farmácia Semi-intensiva - 7º andar bloco A (atendimento Semi-intensiva Adulto)
o    Farmácia UTI - 5º andar bloco A (atendimento UTI Adulto)
o    Farmácia 4º andar - 4º andar bloco C (atendimento de materiais para MDP)
o    Farmácia PA - 1º andar bloco C (atendimento UPA)
o    Farmácia Maternidade - 8º andar bloco D (atendimento Maternidade, Hemodiálise e CTI Neonatal)
o    Farmácia Consultórios - 1º andar bloco A1 (atendimento aos Núcleos de Infusão de Medicamentos e unidades do MDP)
o    Farmácia Centro Cirúrgico - 5º andar bloco D (atendimento bloco cirúrgico)
o    Farmácia I4 - I4 bloco A1 (atendimento bloco cirúrgico).
 Farmácias Pediatria, Semi e UTI: realizam o atendimento aos pacientes críticos das referidas unidades, através da dispensação por Dose Individualizada. Neste processo a dispensação é realizada por paciente, sendo os medicamentos identificados por horário, que seguem em embalagens plásticas seladas e identificadas com a etiqueta com os dados do paciente. A dispensação ocorre para 24h, sendo dividida por turnos de trabalho da enfermagem (manhã, tarde e noite). Este processo minimiza riscos de trocas de medicamentos e permite um melhor acompanhamento das devoluções dos medicamentos não utilizados pelo paciente.

o    Farmácia PA: visa atendimento dos pacientes que estão em situações de urgência/ emergência. Nesta Farmácia há um balcão de atendimento exclusivo aos pacientes de emergência, para que estes tenham um atendimento diferenciado.
o    Farmácia 4º andar: realiza atendimentos de materiais específicos para a unidade Hemodinâmica. Para todos os setores do MDP faz a dispensação de medicamentos controlados através de Kits. Estes são utilizados na sedação para realização do procedimento. Esta Farmácia funciona no período 7 ás 16h de 2ª a 6ª feira. Permanece fechada no noturno, finais de semana e feriados e, caso haja necessidade da retirada de algum produto, os setores solicitantes acionam o bip 5210.

o    Farmácia Maternidade: realiza o atendimento por Dose Individualizada aos pacientes das unidades CTI Neonatal e Maternidade. Neste processo a dispensação é realizada por paciente, sendo os medicamentos identificados por horário, que seguem em embalagens plásticas seladas e identificadas com a etiqueta com os dados do paciente. A dispensação ocorre para 24h, sendo entregue para a equipe de enfermagem no período da tarde. Também realiza o atendimento aos pacientes que estão sob cuidados no Centro de Diálise. Para isto realiza a dispensação de medicamentos únicos conforme prescrição médica.

o    Farmácia Consultórios: realiza o atendimento aos pacientes que são encaminhados dos consultórios médicos para os Núcleos Assistenciais. O atendimento ocorre através de prescrição médica original, e a dispensação é para um único horário. Também realiza o atendimento de Kits de medicamentos controlados e materiais específicos para os setores da Endoscopia

e Ultrassom. Esta farmácia funciona no período das 7/22h de 2ª a 6ª feira e 7/13h aos sábados. Permanece fechada em finais de semana, feriados e período noturno.
o    Farmácias I4 e Centro Cirúrgico: realizam atendimento por Kits Cirúrgicos. Estes são montados antecipadamente, conforme programação do mapa cirúrgico, por paciente, médico e cirurgia. A dispensação ocorre somente no momento do procedimento. Estes serviços estão disponíveis 24h (exceto as unidades discriminadas acima) e contam com controles internos para assegurar a correta dispensação do medicamento ao paciente.

Além disto, há também medicamentos de urgência/ emergência disponíveis nos carros de emergência localizados em cada unidade de atendimento ao paciente.

·         ​A farmácia do HIAE, conta em seu processo de dispensação com gabientes automatizados de dispensação. Associado ao Sistema de Dispensação por Dose Unitária, o uso da automação é um passo a mais em direção à melhoria da qualidade no serviço da farmácia, proporcionando:

o    Atendimento mais ágil das primeiras doses, disponibilizando o medicamento no local da necessidade;
o    Redução de erros de medicação, com a dispensação do medicamento apropriado, conforme a solicitação médica, liberando o medicamento somente com autorização do farmacêutico;
o    Documentação contínua das transações realizadas, permitindo rastreamento de qualquer atividade;
o    Monitoramento eficaz na dispensação de medicamentos controlados (portaria 344), guardado em gavetas trancadas, atendendo à legislação vigente;
o    Controle eficaz da validade de medicamentos;
o    Manutenção da farmácia continuamente informada da posição de estoque em cada unidade de maneira precisa;
o    Por um desenho adequado dos espaços, permite a disposição dos itens em estoque com a configuração de conteúdo mais racional, evitando que algum material permaneça no local sem utilização frequente;
o    Interfaceado com a conta do paciente, permite a atualização automática de cobrança.

·         Unidades de produção

·         ​Laboratório de Manipulação de Quimioterápicos
Está localizado no 2º subsolo, junto ao setor de atendimento ambulatorial de pacientes oncológicos. É a área destinada à preparação de drogas antineoplásicas utilizadas tanto pelos pacientes internados como pelos atendidos ambulatorialmente. A infraestrutura para este tipo de procedimento atende às recomendações técnicas para a manipulação de drogas citotóxicas.

 A equipe da Farmácia da Oncologia é composta por farmacêuticos, auxiliares de manipulação, auxiliares de farmácia, estagiário e mensageiro. A principal atividade é garantir a qualidade e a segurança da terapia medicamentosa do nosso paciente.
 O farmacêutico avalia todas as prescrições médicas da Oncologia quanto aos seguintes aspectos: 

o    se a prescrição foi realizada em formulário correto
o    se o Termo de Consentimento está preenchido e assinado pelo paciente/médico
o    se o médico é cadastrado/habilitado para prescrever drogas antineoplásicas
o    superfície corpórea
o    pertinência da droga (protocolo x diagnóstico)
o    se a pré-medicação está prescrita/correta
o    dose prescrita
o    via de administração
o    diluente prescrito x indicado
o    período de infusão
o    interação medicamentosa
o    alergias

Toda ocorrência é comunicada ao médico, e a equipe multiprofissional é orientada quanto às condutas necessárias.

Farmácia Produção

É o setor responsável pela manipulação de medicamentos injetáveis, fracionamento de sólidos orais e solicitação de Nutrição Parenteral Total.

 As manipulações de injetáveis e soluções estéreis são realizadas em uma Central de Preparo de Medicamentos Estéreis (sala construída com as especificações adequadas para evitar entrada de contaminantes, com acompanhamentos através de controles microbiológicos constantes e dotados de equipamentos de Fluxo Laminar que tem por objetivo proteger o produto manipulado, garantindo sua esterilidade). Além da infra-estrutura adequada, as manipulações são preparadas com técnicas adequadas (seguindo sempre as Boas Práticas de Manipulação), assegurando que estes medicamentos atendam aos padrões de qualidade exigidos e especificados, conferindo ao processo qualidade e segurança.

 Manipulações realizadas no setor:

o    Preparação de medicamentos injetáveis de acordo com a prescrição médica dos pacientes atendidos pelo Sistema de Dispensação por Dose Unitária;
o    Preparação de medicamentos injetáveis específicos para as unidades de terapia intensiva e semi-intensiva (Adulto, Pediátrica, Neonatal);
o    Manipulação de Soluções de Grande Volume (Soluções para Diálise Prisma);
o    Manipulações específicas para outros setores do hospital (Aditivação de Solução Crioprotetora);
o    Fracionamento de soluções estéreis (Soro Fisiológico, Actilyse, Lock de Gentamicina e Heparina);
o    Manipulação de soros contendo medicamentos de alta vigilância (eletrólitos de alta concentração e anticoagulantes);
o    Manipulação de Bombas de PCA;
o    Manipulação de soros de sedação que requerem o uso de Morfina em doses acima de 10mg;
O fracionamento de sólidos orais padronizados na instituição para atendimento às unidades de dispensação da instituição é realizado na Sala de Unitarização, onde de acordo com a característica do medicamento (classe farmacológica, forma farmacêutica, etc...) e consumo dentro da instituição, podem ser fracionados de duas formas:
o    Fracionamento mantendo o blister original.
o    Fracionamento retirando o medicamento de seu blister original.
Em ambos os tipos de fracionamento, os sólidos orais são novamente reembalados em embalagem específica padronizada pela instituição para essa finalidade, garantindo a manutenção de suas características físico-químicas.

As Nutrições Parenterais Totais não industrializadas (Padrão 3 - Hipercatabólica / Padrão 4 - Renal / Padrão 5 - Hepatopatas / Individualizada Adulto / Individualizada Pediátrica / Individualizada Neonatal) prescritas aos pacientes internados na instituição são centralizadas na Farmácia Produção, aonde são solicitadas a uma empresa terceirizada especializada nesse tipo de manipulação. Após a solicitação, é feito o acompanhamento do pedido até o recebimento das bolsas manipuladas, quando passam por um processo de conferência para garantir que o produto manipulado final esteja de acordo com a prescrição médica e dentro de suas características, garantindo a qualidade do produto.

Em todos esses processos, o farmacêutico é responsável pelo controle dos processos de manipulação, visando garantir a qualidade do produto final.

·         ​A partir de 2010 o Centro de Informações sobre Medicamentos, estruturado como setor do Hospital desde 1996, passou a ser SISM - Serviço de Informações e Segurança de Medicamentos. Esta alteração ocorreu pelo fato do CIM estar cada vez mais presente no planejamento e desenvolvimento de ações voltadas para o uso seguro de racional de medicamentos dentro do Hospital.
O SISM possui como principais atividades:

Informação

Atendimento ás diversas solicitações, dúvidas técnicas ligadas ao uso, prescrição, dispensação e administração de medicamentos, contando para isto com banco de dados e fontes bibliográficas fidedignas e atualizadas sobre medicamentos.

 O perfil de atendimento do SISM indica que a maioria dos atendimentos são realizados por telefone e mensagens eletrônicas e os solicitantes são principalmente médicos, farmacêuticos e enfermeiros. Cerca de 85% das solicitações são de origem interna e dentre os questionamentos mais freqüentesestão: administração, compatibilidade, interação medicamentosa, composição, reações adversas, legislação e fornecedor.

 Treinamento e Desenvolvimento

Suporte Técnico, capacitação, treinamento além desenvolvimento e implementação de protocolos e rotinas.

Padronização de medicamentos

Suporte a Comissão de Farmácia e Terapêutica por meio da:
o    Análise do uso, consumo e custo dos medicamentos;
o    Coleta, arquivo, análise, emissão de relatórios sobre a prescrição de medicamentos não padronizados;
o    Encaminhamento das solicitações de inclusão e exclusão de medicamentos na padronização;
o    Participação nas discussões que envolvem a padronização;
o    Cadastro de medicamentos;
o    Busca de alternativas no mercado.

Farmacovigilância

O Hospital faz parte da rede de Hospitais Sentinelas que integram o Programa Nacional de Farmacovigilância.

O SISM é responsável pelo desenvolvimento, elaboração e repasse das informações sobre o trabalho de farmacovigilância no Hospital. Suas atividades consistem em:
o    Notificação espontânea de Suspeita de Reação Adversa: por meio da atuação na coleta de informações, análise dos dados, elaboração de laudos e repasse das informações;

o    Atuação sobre os alertas recebidos pelo sistema Nacional de Farmacovigilância 


o    Busca ativa aos alertas sobre desvios técnicos de qualidade de medicamentos e farmacovigilância através da consulta as principais agencias regulamentadoras como Agencia Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, Food and Drug Administration - FDA, European Medicines Agency - EMA e consulta aos Diários Oficiais;

o    Busca ativa a reações adversas: por meio da utilização de drogas “gatilho”;
o    Notificação de Desvio Técnico de Qualidade de Medicamentos: por meio do recebimento da notificação, levantamento das informações pertinentes a suspeita, verificação junto ao fabricante, recolhimento e encaminhamento para análise quando necessário;

o    Prevenção de Eventos Adversos: através do trabalho e intervenção direta sobre a prescrição médica, prevenindo a ocorrência de eventos relacionados à utilização do medicamento.

·         Serviços

·         Atenção Farmacêutica
·         A Atenção Farmacêutica é um conjunto de práticas do profissional farmacêutico, no qual o paciente é o principal beneficiário. Compreende as atitudes, os comportamentos, os compromissos, as inquietudes, os valores éticos, as funções, os conhecimentos, as responsabilidades e as habilidades do farmacêutico na prestação da farmacoterapia, com o objetivo de alcançar resultados terapêuticos definidos na saúde e na qualidade de vida do paciente. Tem por objetivo auxiliar a prescrição médica, tornando o conhecimento sobre o medicamento mais disponível à equipe de saúde. Visa a adequação do trabalho da Farmácia Hospitalar aos padrões estabelecidos pela Joint Commission on Internacional Accreditation (JCIA) e também segue as recomendações da American Society of Health - System Pharmacists - (ASHP).

O Farmacêutico inserido no Modelo Assistencial Interdisciplinar, participa de discussões clínicas dos casos selecionados prestando informações sobre medicamentos aos demais profissionais de saúde, colaborando para a prescrição de drogas eficazes e seguras e para sua adequada administração. As prescrições médicas são avaliadas pelo farmacêutico quanto a identificação correta do medicamento, dose a ser utilizada, via e horário de administração, considerando-se dados como peso, diagnóstico, antecedentes e alergias, compatibilidade entre medicamentos parenterias, diluição, tempo de infusão, reconciliação medicamentosa, interações medicamentosas, farmacovigilância, aprazamento e medicamentos via sonda, sua absorção por esta via e também para se evitar a obstrução da sonda, visando garantir a continuidade do tratamento, gerar história médica precisa, monitorar eventos adversos e auxiliar na administração segura dos medicamentos.

 Toda ocorrência encontrada é avaliada e comunicada ao médico e, quando necessário, à equipe interdisciplinar, para que se possam tomar as providências cabíveis.

Este modelo de atuação do farmacêutico é uma diretriz da melhoria da qualidade do HIAE e tem como objetivo reunir as ações multidisciplinares em uma atuação sincronizada a partir das necessidades requeridas pelo paciente e família, traduzindo um atendimento integral de excelência assistencial.

Todas as ações têm como foco principal o paciente e a família e como estratégia a integração das disciplinas com a finalidade de racionalizar os recursos terapêuticos, por meio da hierarquização das necessidades do paciente, propiciando a otimização de custos, garantir a segurança aos processos, possibilitar que as informações sejam ágeis, eficientes e que possibilitem oprocesso assistencial e a sua continuidade.

 Esse campo de atuação permite ao farmacêutico o acompanhamento e a intervenção em vários aspectos da terapia do paciente. Outros objetivos desteplano de atuação são aumentar o conhecimento da equipe interdisciplinar acerca do assunto e mensurar o impacto econômico que pode ser gerado, principalmente com relação a prevenção.

·         Cadastramento de Fornecedores

·         ​A seleção de fornecedores é um dos fatores preponderantes para assegurar a procedência e qualidade dos medicamentos e outros produtos para a saúde adquiridos. Desta forma, o Hospital faz parte de um programa de avaliação e qualificação de fornecedores que consiste basicamente em visitas técnicas realizadas às instalações do fornecedor e a aplicação de um roteiro de inspeção padrão baseado na legislação sanitária vigente, incluindo aspectos dos programas de acreditação hospitalar nacional e internacional.
·         Garantia de Qualidade

·         ​É o setor responsável por: recebimento das reclamações, realizadas através de formulário específico existente na documentação institucional encaminhamento dos problemas relacionados aos produtos em estoque no Hospital junto aos fornecedores; recolhimento e guarda dos produtos sob suspeita e, quando necessário, encaminhamento do item (material ou medicamento) para análises físicas, químicas ou microbiológicas.
·         ​A Farmácia Hospitalar controla o armazenamento e dispensação de medicamentos que estão sob investigação clínica e ainda não possuem autorização para sua comercialização. Para isto, deve conhecer o protocolo de investigação, devidamente aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, para que possa realizar a guarda, controle e registro de saída, além da participação no acompanhamento dos efeitos nos pacientes selecionados para participação no protocolo
·         Farmácia Clínica

·         A partir de 2000, o Hospital passou a contar com mais um auxílio na terapêutica medicamentosa: o farmacêutico clínico. Como plano de implantação da Farmácia Clínica/Atenção Farmacêutica, a atuação deste profissional teve início no Centro de Terapia Intensiva de Adultos (CTI-A) e serviu como modelo para expansão dos projetos de atuação da Assistência Farmacêutica.

Em 2004, como expansão do projeto, teve início a atuação do farmacêutico clínico nas Unidades de Oncologia e Geriatria e em setembro de 2005 umanova expansão permitiu a alocação de um farmacêutico por unidade de internação, viabilizando a assistência farmacêutica para as demais unidades de internação.

O farmacêutico clínico atua no apoio à terapêutica como integrante efetivo da equipe multiprofissional e interdisciplinar, e tem como principal objetivo contribuir para o restabelecimento da saúde do paciente otimizando a terapêutica e minimizando seus riscos.
As atividades compreendem discussão de casos clínicos e da terapia medicamentosa em todos os seus aspectos (via, frequência, dose, ajuste de dose para função renal alterada, compatibilidade, diluição, legibilidade, alergia a medicamentos, tempo de infusão, medicamentos via sonda, reconciliação medicamentosa, análise do aprazamento, indicação, interações medicamentosas, reações adversas e custos), apoio à equipe através do fornecimento de informações referentes a medicamentos e educação continuada dos diversos profissionais.
Também são atividades do farmacêutico clínico as rotinas gerenciadas pela farmácia: Adesão à política da prescrição médica, adequação do tempo de antibiótico profilaxia e antibiótico terapêutico, aprazamento, adequação da prescrição de albumina segundo a RDC 115, monitoramento de drogas de baixo índice terapêutico e a dispensação de misoprostol.

O perfil de atuação é mais voltado para a relação do medicamento com o paciente, desde seu preparo e adequação às necessidades específicas do paciente até o acompanhamento do resultado final da terapia.

Este profissional também tem como funções a realização de pesquisas sobre utilização de medicamentos e novas tendências farmacoterapêuticas; acompanhamento do consumo de medicamentos; estudos de farmacoeconomia e farmacovigilância.

A participação desse profissional na assistência ao paciente, vem somando ótimos resultados, contribuindo diretamente para uma terapia medicamentosa racional. Como evolução deste trabalho tivemos no ano de 2012 a inclusão do farmacêutico clínico vertical focado exclusivamente nos pacientes com TEV tromboembolismo venoso, tornando-se evidente o avanço da qualidade na área assistencial e do Serviço da Farmácia Hospitalar a que esta atuação está ligada.

·         ​A Farmácia Hospitalar participa do desenvolvimento de políticas e procedimentos referentes a programas de imunização preventiva e pós-exposição, tanto para paciente quanto para funcionários. A partir disto, a Farmácia tem como objetivo contribuir com os programas, principalmente no que diz respeito à correta e adequada dispensação dos itens a serem utilizados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário