sábado, 25 de junho de 2016

BOAS PRÁTICAS DA PRESCRIÇÃO OPAS/OMS

BOAS PRÁTICAS DA PRESCRIÇÃO OPAS/OMS

O medicamento de prescrição feita pelo profissional de saúde é o resultado de uma série de considerações e decisões relacionadas com o desenvolvimento da doença e o papel que as drogas possuem em seu tratamento.

Cada receita deve refletir: as drogas disponíveis, a informação fidedigna sobre eles (que foi utilizada pelo médico ) e as condições em que eles levaram a cabo os cuidados médicos.

A prescrição é um processo lógico dedutivo, com base numa informação completa e objetiva sobre o problema de saúde apresentado pelo paciente.

Ela não deve ser considerado como um reflexo, uma receita ou uma resposta a pressões comerciais.

Depois de estabelecido o diagnóstico definitivo requer uma inteligência de exercício clínico para avaliar qual é a melhor estratégia de tratamento (farmacológico ou não), de todas as alternativas possíveis.

A CDF, a Rede Telemática da Saúde em Cuba (INFOMED), Biblioteca Cochrane Eletrônico (revisões sistemáticas), entre outros, contribuem de garantir o acesso regular e oportuno a fontes confiáveis de acesso à informação de farmacoterapia.

A correta seleção de uma droga deve ser tomada tendo em conta os critérios de eficácia, segurança, conveniência e custo.

Deve proporcionar um regime de tratamento adequado, de acordo com as características individuais do paciente, verbalmente e por escrito, para facilitar o cumprimento da prescrição.

Se é importante tomar a decisão de iniciar um tratamento, ainda mais importante para a terapêutica é a garantia do acompanhamento adequado da prescrição do comportamento e do planejamento e da avaliação sistemática, não só do curso clínico da doença, mas também das consequências de tal tratamento (benefício relativo -risco) na prática clínica real.

O uso racional de medicamentos consiste em reunir o melhor efeito, com o menor número possível de drogas por um período curto e com um custo razoável. No entanto, a prescrição excessiva ou inadequada de drogas ocorre frequentemente.

O uso excessivo de medicamentos, por vezes, para o prazer, ajuda a perpetuar ou agravar as expectativas errôneas do paciente, e às vezes a própria prescrição de que os problemas de saúde são sempre resolvidos com drogas e que cada sintoma ou sinal deve levar a uma intervenção farmacêutica.

A fim de promover o uso racional de medicamentos entre prescritores, um número crescente de instituições acadêmicas e de cuidados de saúde, nacionais e internacionais estão a promover boas práticas de prescrição, com base no conceito de terapia racional de medicamentos.

Então, vamos apresentar uma proposta alterada do método desenvolvido pela Universidade de Groningen (Holanda), que é patrocinado pela OMS e que é publicado no documento Guia para a Boa Prescrição Médica.

PROCESSO DE PRESCRIÇÃO RACIONAL.
Compreende um conjunto de questões que permitirá que o médico prescritor ferramentas apropriadas para pensar por si mesmos, para entender por que o seu país ou da sua instituição ter escolhido certos protocolos de tratamento padrão, e ensiná-lo a fazer o melhor uso deles:
v  - Definir os problemas do paciente.
v  - Especificar os objetivos terapêuticos.
v  - Projetando um regime de tratamento apropriado para o paciente.
v  - Escreva o (tratamento inicial) receita.
v  - Fornecer informações, instruções e advertências.
v  - Para monitorar o progresso do tratamento.

DEFINIR OS PROBLEMAS DO PACIENTE.
Os pacientes geralmente apresentam um problema, às vezes é apenas um sintoma ou sinal isolado, portanto, um passo necessário antes de decidir sobre um tratamento é estabelecer um bom diagnóstico.
Pode acontecer que o paciente exija uma determinada droga ou tratamento e pode ser difícil convencê-lo que não há necessidade de intervenção farmacológica, porque o processo é auto-limitado por natureza e que só com as mudanças no seu estilo de vida pode ser alcançado a melhora e / ou o controle do seu problema de saúde.
Demanda do paciente para uma droga pode ser implícita por várias funções, como por exemplo pode justificativa de que está muito doente.
A finalidade da procura por uma consulta médica pode ser movida pela  necessidade de apoio emocional, um pedido dissimulado de orientação para resolver outro problema, o efeito adverso de um fármaco, o fracasso das indicações terapêuticas, falência de tratamento, entre outras causas.
A observação cuidadosa e uma história completa e sistemática deverá facilitar a identificação do problema ou os problemas reais do paciente.
Devemos lembrar que cada paciente pode necessitar de cuidados em diferentes níveis do sistema de saúde e, portanto, ser objeto de avaliações e intervenções que devem ser conhecidos e compartilhados para atingir o benefício esperado.
De acordo com esses comentários o médico deve ser capaz de se comunicar com seus pacientes procurando levar todas as considerações pertinentes sobre o seu problema e avaliar em conjunto com ele, possíveis alternativas terapêuticas farmacológicas (ou não) que podem contribuir para o sucesso do tratamento.
Assim, a decisão terapêutica deve ser fixado de comum acordo com o paciente, pois isso tem que ser visto como uma responsabilidade partilhada entre o paciente (parceiro ativo) e médico.
ESPECIFIQUE OBJETIVOS TERAPÊUTICOS.
Antes de tomar a decisão de prescrever um tratamento é essencial para especificar o objetivo terapêutico. Por exemplo, uma criança com uma febre, tosse esbranquiçado nariz a pingar e seco, o objetivo terapêutico consiste em manter a febre e assegurar a ingestão adequada de fluido para liquefazer secreções.
O tratamento antimicrobiano não será parte do objetivo terapêutico neste caso.
Em doentes asmáticos, o objetivo final da terapia não só aliviar bronco espasmo, mas também prevenir futuras exacerbações da sua doença (que frequentam os serviços de emergência e internações) e conseguir um ótimo controlo da asma.
Em pacientes com insônia que consumiam regularmente benzodiazepinas (por semanas, meses ou anos), um objetivo terapêutico será encontrar uma maneira de interromper esses medicamentos hipnóticos gradualmente.
Para definir o objetivo terapêutico devem ser tomados em consideração os pontos de vista do paciente e tentar envolvê-los na tomada de decisões, para melhor cumprimento das orientações prescritas.
Conceber um regime de tratamento adequado para o paciente. Esta etapa exige informação adequada, esforço e experiência pelo prescritor.
Recomenda-se que todos prescritor, defina sua forma pessoal, isto é, medicamentos que respondam aos problemas de saúde mais prevalentes em seu ambiente imediato cuidados de saúde, e deve atualizá-lo regularmente.

PROJETANDO UM REGIME DE TRATAMENTO APROPRIADO PARA O PACIENTE.
Depois de ter definido (a) objetivo (s) terapêutico (s) deverá ser feito um inventário de possíveis tratamentos, escolhendo (a) medicamento (s) com base no perfil farmacológico, eficácia, segurança, conveniência e custo dos produtos disponíveis para um propósito terapêutico particular.
Por exemplo, para o tratamento de pressão arterial elevada pode escolher um diurético tiazida, um bloqueador beta, um inibidor da ACE, e como agentes complementares, um alfa-bloqueador, ou outra droga de acordo com os possíveis doenças e / ou de factores de risco associados hipertensão. Eles devem sempre comparar diferentes alternativas terapêuticas, considerando cada um dos parâmetros acima.
Na maioria dos casos, a informação sobre a droga tem implicações claras, mas muitas vezes os prescritores trabalham em diferentes contextos socioculturais e com diferentes alternativas de tratamento disponíveis.
Por isso, é importante adquirir a habilidade de como e o que escolher, dentro das possibilidades de o nível de atendimento em que presta serviços.
Note-se que o Ministério da Saúde Pública, através da Comissão de elaboração do Formulário Nacional, destaca as características e formula comentários regularmente sobre a padronização de medicamentos no país, que representa a oferta de drogas para prescrever em todo o sistema de saúde.
Por outro lado, você deve observar os esquemas que estão incluídos nos programas do Ministério da Saúde Pública (doenças transmissíveis e crônicas não transmissíveis).
Um regime terapêutico pode incluir drogas ou não, por exemplo, como ocorre na ingestão de laxantes para constipação que é usado apenas em casos justificados e em um número limitado , já que a principal recomendação, seria a ingestão de fibra alimentar como parte da dieta paciente habitual.
Na concepção de um regime terapêutico para um paciente particular, devem ser levado em conta, para além seleção de drogas, fatores importantes, tais como a idade do paciente, e se for uma mulher, a possibilidade de gravidez, a presença de doença renal ou hepática , escolaridade, uso de outras drogas, as possibilidades econômicas, entre outros.
ESCREVA O (TRATAMENTO INICIAL) RECEITA.
Escreva o (tratamento inicial) receita. Uma receita (prescrição) é uma instrução de um médico a um distribuidor. Deve incluir o nome do médico, o número de registro profissional, especialização, a unidade de saúde (escritório, hospital, clínica), a data, as informações completas sobre o medicamento prescrito: a Denominação Comum Internacional (nome genérico da droga), o forma farmacêutica, e a concentração total a ser distribuído.
Nome e data de nascimento: Além de dados do paciente estão incluídos. De acordo com os regulamentos do Programa Nacional de Medicamentos, ao prescrever um antimicrobiano deve incluir o diagnóstico que levou à prescrição. Existem também regulamentos existentes que estabelecem como prescrever um ópio ou seus derivados. Acompanhando a receita deve escrever o esquema terapêutico estabelecido (método), ou seja, a dose diária, duração do tratamento e qualquer outra recomendação que é conveniente observar para garantir o uso adequado do medicamento.
Devemos lembrar que o distribuidor não é sempre um farmacêutico, pode ser um trabalhador da farmácia não qualificada, de modo a prescrição deve ser redigida de forma clara e legível, o que pode ser jogado por todos, por isso desta maneira você pode evitar mal-entendidos que levaria a iatrogênica. Finalmente, a assinatura do médico deve ser incluído na receita.

FORNECER INFORMAÇÕES, INSTRUÇÕES E ADVERTÊNCIAS.

A adesão do paciente ao tratamento recomendado pode favorecer através de prescrição adequada (tratamento bem selecionados), óptima relação médico-paciente e dedicar tempo suficiente para explicar sobre a importância do tratamento, benefícios, e sua riscos, incluindo advertências, conforme necessário. Falha de tratamento pode trazer consequências desastrosas para o paciente.
Estima-se que, em média, 50% dos pacientes não tomam drogas prescritas corretamente, levá-los de forma irregular ou não tomadas em tudo. Entre as razões associadas a este comportamento são: desaparecimento dos sintomas, a ocorrência de efeitos indesejados, o fármaco é visto como infecciosa ou esquema de dosagem é muito complicado para o paciente (especialmente em idosos). Os seguintes pontos devem ser tidas em conta quando a informação que fornecem, instruções e avisos são apresentados para o paciente.
Questões a serem consideradas quando se instrui, informa e alerta o paciente:

EFEITOS DA MEDICAÇÃO:
v  . Quais os sintomas vão desaparecer e quando?
v  . Importância de tomar a medicação.
v  . O que pode acontecer se você não tomar?

OS EFEITOS ADVERSOS:
v  . Que efeitos indesejáveis podem ocorrer?
v  Como reconhecê-los?
v  . Quanto tempo eles vão durar?
v  Gravidade?
v  O que fazer se eles ocorrerem?

INSTRUÇÕES:
v  . Quando e como tomar o remédio?
v  . Como faço para armazená-lo em casa?
v  . Durante quanto tempo tomar este medicamento?
v  . O que fazer se você tem problemas?

ADVERTÊNCIAS:
v  . Que precauções devem ser tomadas durante o tratamento?
v  . Dose máxima recomendada.
v  . A necessidade de continuação do tratamento (por exemplo, antibióticos) ou não interromper abruptamente (beta bloqueadores, anticonvulsivantes).

PRÓXIMA CONSULTA:
v  . Ao retornar (ou não)? Quando você deve vir mais cedo do que o esperado? Informações que o médico pode precisar para o próximo compromisso.
v  - Verificação de que tudo ficou claro:
v  . Peça ao paciente ou acompanhante para a informação básica e perguntar se você tem alguma dúvida.

PARA MONITORAR O PROGRESSO DO TRATAMENTO.
Monitorar o progresso do tratamento. Um tratamento bem selecionado, com base em um diagnóstico correto do problema de saúde do paciente e objetivos terapêuticos estabelecidos, nem sempre leva a um resultado bem-sucedido. É por isso que a supervisão é necessária para avaliar a resposta ao tratamento e evolução de pacientes. Você pode ser obrigado a modificar ou interromper o tratamento.
De monitorização destinam-se a estar em dois modos: passivo, onde o paciente o que explica a tratar possíveis resultados da terapia (tratamento ineficaz, ocorrência de efeitos indesejáveis), neste caso, a observação irá ser realizada por auto- paciente e / ou supervisão ativa, conduzida pelo próprio médico, através de controles regulares estabelecidos, de acordo com a doença e paciente condições particulares.
Os resultados terapêuticos podem ser agrupadas da seguinte forma:

a) O problema clínico do paciente for resolvido ou curar: esta será uma indicação para completar o tratamento.

b) Se o problema clínico é uma doença crônica e o tratamento produz uma melhoria e não produz efeitos adversos graves serão recomendadas para continuar o tratamento. Se não, reconsiderar o regime terapêutico e / ou sugerir nova droga.

c) ausência de melhora ou cura é encontrada: você deve verificar todas as etapas anteriores (diagnóstico, terapêutica alvo, adequação de drogas, prescrição correta, informação, instruções, a conformidade, monitorando o efeito).

Todas as considerações gerais abordadas acima são direcionados para acompanhar os nossos prescritores na tomada de decisões, para minimizar o risco de iatrogênica eles podem expor os pacientes ao decidir iniciar um regime de soluções ou melhoria de um problema de saúde.

É importante que os profissionais de saúde estão familiarizados com as técnicas de avaliação comparativa do benefício e custo dos medicamentos (e tratamentos), especialmente para as drogas recentemente introduzidos no mercado. Eles devem tomar uma atitude cautelosa em relação a eles, uma vez que além de não ter uma experiência de utilização na população, muitas vezes, o maior custo não se justifica em termos de eficácia e / ou a segurança do paciente.

GLOSSÁRIO DE TERMOS

Agente de diagnóstico
É o produto farmacêutico utilizado para in vivo de uma doença ou estado físico anormal determinação.

Associação de dose fixa drogas / composto de drogas / polifármaco
Produto farmacêutico contendo dois ou mais ingredientes activos em quantidades especificadas. Não é recomendado o uso destes fármacos, a menos que a combinação permite obter efeitos terapêuticos tais que não pode ser obtido pelos princípios activos separados, que a administração ocorre em alguns casos.

Benefício relação risco
Relação entre os benefícios e os riscos do uso de uma droga; Ele serve para expressar um juízo sobre o papel da medicina na prática médica, com base em dados sobre as suas considerações de eficácia e segurança e uma eventual utilização abusiva, a gravidade eo prognóstico da doença, etc. O conceito pode ser aplicado a uma única droga ou comparações entre dois ou mais fármacos utilizados para a mesma indicação.

As categorias de risco para a gravidez
Classe A estudos controlados em mulheres não mostraram nenhum risco no primeiro ou terceiro trimestre. Portanto, eles devem usar quando necessário.
Classe B. estudos em animais indicam nenhum risco, mas não existem estudos controlados de mulheres, estudos ou estudos em animais indicam risco, mas estudos controlados em mulheres indicar nenhum risco no primeiro ou terceiro trimestres. Por isso, eles são utilizados quando necessário.
Estudos classe C. animais indicam risco e não existem estudos controlados em mulheres ou há estudos em animais ou mulheres. Apenas ser usado se o benefício for superior ao risco.
Classe D. Há um risco para o feto, mas o benefício da utilização em grávidas são superiores aos riscos (doenças graves para as quais não há nenhum outro tratamento eficaz). Apenas ser usado se o benefício for superior ao risco.
Os estudos em animais Classe X. em mulheres ou ambos demonstram um risco inaceitável para o feto, ou o risco para o feto é maior do que o benefício da utilização em mulheres grávidas, ou existem outros tratamentos igualmente eficazes e mais seguras. Eles não deve ser utilizado em mulheres grávidas ou que possam engravidar.

Concentração
Quantidade de ingrediente ativo contido em um dado peso ou volume. A concentração da substância de fármaco ou ingrediente ativo é normalmente expresso nas seguintes maneiras: peso / peso, peso / volume, de dose unitária / volume.
Incorretamente, é utilizado como um sinônimo para a dose de uma droga.

Contra- indicação
Condição clínica ou regime de tratamento em que deve ser evitada a administração de uma droga particular.

Denominação Comum Internacional (DCI)
Nome comum para recomendado pela Organização Mundial de Saúde, a fim de atingir os seus medicamentos de identificação internacionais.

Dosagem / Dosagem
Descrever a dose de uma droga, os intervalos entre a administração ea duração do tratamento.

Dose
Salvo disposição em contrário, é o montante total que é administrada apenas uma vez. Pode ser expressa como dose absoluta (quantidade de medicamento administrado a um paciente) ou a dose relativa. Neste caso, a dose é expressa em relação a uma característica do sujeito. Por exemplo, dependendo do peso do corpo (mg / kg) ou área de superfície corporal (mg / m2 SC).

Carregando dose / dose de ataque
Dose inicial mais elevada de droga que doses subsequentes administradas por algumas administrações ou as concentrações orgânicas desejadas de drogas. Não deve ser usado como sinônimo de dose inicial porque eles nem sempre têm o tamanho da dose inicial da dose de carga.

Dose de manutenção
Quantidade de droga administrada a manter o efeito farmacológico uma vez obtida uma concentração no plasma ou determina a resposta clínica. É também a definiu como o administrado durante o estado estacionário por unidade de tempo ou da dose intervalo de dosagem. Tais doses podem manter as concentrações do ingrediente ativo dentro de certos limites, isto é, na gama de concentrações terapêuticas do fármaco.

Eficácia
Parâmetro diferente do que o efeito primário que é derivado do efeito farmacológico primário de um fármaco, isto é, aquele que produz o seu efeito terapêutico. Por exemplo, atropina, mostrando uma ação anticolinérgica, tem o efeito primário de propriedades antiespasmódico e efeitos colaterais, como boca seca e distúrbios visuais por alojamento com defeito. Quanto mais seletiva é uma droga, os seus efeitos colaterais são menores. "Efeito colateral" não deve ser utilizado como um sinônimo de efeitos secundários. Ver seletividade e efeitos colaterais.

Efeitos indesejáveis
Qualquer efeito de uma droga que não seja o efeito visado pela administração. Os efeitos indesejáveis são classificados como efeito na dosagem, efeitos colaterais lado, idiossincrasias, sensibilização, reações alérgicas, a habituação e vício.

Efeito colateral
Nenhum efeito surge da ação farmacológica principal de uma droga, mas é possível uma consequência desta ação, por exemplo, a diarreia associada com a alteração do equilíbrio da flora bacteriana normal que é o produto de um tratamento com antibióticos. Estritamente falando, este termo não deve ser utilizado como um sinônimo de efeitos secundários.

Eficácia
A capacidade de um fármaco, tal como determinado por métodos científicos, para produzir os efeitos pretendidos. A eficácia da medicação geralmente é determinada a partir dos estudos clínicos de fase II, pela comparação dos tratamentos usando o problema das drogas contra um grupo controle (sem tratamento ou recebe um placebo).

Epidemiologia
Ciência que investiga a distribuição e as causas de doenças e de outros processos relacionados com a saúde. Estudos epidemiológicos podem ser descritivos (recolha de dados de estatísticas de saúde), analítico (investigação de uma relação causa-efeito) e, em certa medida, experimental (medição do efeito sobre a população pré-definida de intervenção ativa).

Julgamento
Em geral, qualquer estudo que é realizado em seres humanos. Para farmacologia, compreendendo o estudo de drogas em seres humanos, incluindo características de biodisponibilidade, farmacocinética, farmacodinâmica, e outras propriedades da droga. Eles devem ser precedidas de estudos pré-clínicos ou seja, em animais de laboratório e deve ser feito seguindo os princípios éticos exemplificados pela Declaração de Helsinki.
Ele também define um ensaio clínico como qualquer estudo sistemático empregando um design cuidadosamente elaborado realizado em seres humanos, se os pacientes ou voluntários saudáveis e voluntários que respeite os princípios éticos contidos na Declaração de Helsinki. Os estudos clínicos de confirmação objetivo final da eficácia e segurança de um medicamento ou dispositivo médico.
Para este efeito, eles tentam descobrir ou verificar os efeitos da droga, incluindo reações adversas e também, com o propósito designado, analisar a absorção, a biodisponibilidade, distribuição, biotransformação, eliminação e outras características farmacocinéticas. Esta definição pode incluir investigações que não têm nenhuma finalidade terapêutica imediata ou benefício do participante no curso da investigação.

Estudo clínico controlado
Estudo durante o qual o efeito terapêutico de um tratamento com uma terapia padrão ou placebo é comparado. Os indivíduos que recebem o tratamento padrão ou placebo constitui grupo controle ou grupo de controle.

Excipiente
Substâncias em concentrações presentes numa forma de dosagem não tem atividade farmacológica. Isto não exclui a possibilidade de que certos excipientes podem causar reações alérgicas ou efeitos indesejáveis. Os excipientes utilizados de modo a proporcionar a forma de dosagem para assegurar características de estabilidade, biodisponibilidade, a aceitabilidade e a facilidade de administração de um ou mais ingredientes ativos. À medida que os excipientes afetar a libertação do ingrediente ativo, podem modificar o perfil de tempo e magnitude da atividades farmacológica do medicamento através de alterações na biodisponibilidade. Os portadores também servem para dar uma forma ou consistência adequada para uma preparação. Exemplos de tipos de excipientes: desintegrastes, emulsionantes (agentes emulsionantes), corantes, aromatizantes, ligantes, conservantes, espessantes, etc.

Droga
Este termo deve ser utilizado exclusivamente para designar o princípio ativo e não o produto farmacêutico. Tal como "ingrediente ativo" é geralmente usado especialmente quando se refere a operações de formulação e de fabricação, recomenda-se que o termo "fármaco" é usado para referir-se a situações em que o ingrediente activo está em contacto com sistemas biológicos.

Farmacovigilância
Conjunto de procedimentos para identificar possíveis causas, frequência de ocorrência e gravidade dos acontecimentos causados ​​pelo uso de fármacos em fase de comercialização, a fim de estabelecer medidas conducentes a um uso mais racional dos mesmos.

A data de vencimento ou vencimento
É os dados indicados na rotulagem de mediato e do acondicionamento primário do produto, indicando o ano mês e calendário além do qual não se pode esperar que o produto mantém a sua estabilidade e eficiência. Este valor é expresso em números inteiros que antecedem o termo "expira ou amadurece."

Apresentação
É a maneira que oferece um produto para comercialização em relação ao tipo de embalagem e teor em volume e número de unidades.

Formulário
Documento que contém a lista de medicamentos e produtos medicinais que foram selecionados para uso no país, com informações sobre medicamentos para promover o uso seguro e eficaz dos mesmos.

Guia farmacoterapêutico
Documento que fornece informações sobre drogas e orientações de tratamento, que serve para promover o uso eficaz, segura e econômica de medicamentos.

Iatrogênica
Um estado anormal ou alterada em função da atividades do médico ou outro pessoal autorizado. Em alguns países, o termo tem uma conotação legal para se referir a uma situação resultante de um "tratamento inadequado ou incorreto."

Idiossincrasia / resposta idiossincrática
O uso desse termo não é recomendado pela confuso. É um fármaco qualitativamente anormal, diferente da resposta farmacológica resposta usual. É uma maneira peculiar susceptibilidade do indivíduo, sem qualquer mecanismo imunológico envolvido.

Índice terapêutico
Índice ou número que reflete a relativa segurança de um medicamento ou a sua seletividade de ação. Geralmente, é calculada a partir de curvas de dose efeito obtido em animais experimentais e refere-se geralmente à razão LD50 / ED50, que é a razão entre a dose letal para 50% da população e a dose necessária para produzir o efeito terapêutico desejado em 50% dessa população. Enquanto o índice terapêutico é a mais conhecida do índice de segurança e seletividade de uma droga, você deve usar o índice conhecido como certo fator de segurança.

Índice terapêutico clínico
Índice proposto pela FDA para comparar a eficácia e segurança de diferentes formulações de fármacos ou quando eles são administrados a humanos. Partindo do pressuposto que um "melhor" droga ou "melhor" formulação mostram um clínico índice terapêutico maior magnitude do que uma outra droga ou formulação, que é caracterizada por um índice melhor deve respeitar um dos dois critérios: 1) mais a segurança ou a aceitação do paciente a um nível satisfatório de eficácia de uma dose de droga se enquadra dentro da dose intervalo recomendado; 2) maior eficácia em níveis equivalentes de segurança ou a resposta a aceitação do paciente a uma dose dentro do intervalo de doses recomendadas.

Indicações
Ele refere-se a estados de doenças ou condições em que uma droga é aplicada.

Interação medicamentosa
Qualquer interação entre um ou mais medicamentos, entre uma droga e um alimento e entre um fármaco e um teste laboratorial. Em geral, as duas primeiras categorias de interações são importantes por causa do efeito que produzem sobre a atividade farmacológica do fármaco: aumentar ou diminuir os efeitos desejáveis ou efeitos adversos.

Lançamento
1) O processo pelo qual um ingrediente ativo presente numa forma de dosagem, torna-se disponível para absorção. Act 2), através da qual a entidade reguladora permite a utilização de matérias-primas, produtos semi -acabados ou produtos acabados, em determinado momento, foram colocados em quarentena ou realizada de outra forma.

Liberação prolongada
O processo pelo qual o ingrediente ativo contido numa formulação é libertado lentamente para a absorção, permitindo que se prolonga o tempo entre as doses por um fator de 2 ou mais vezes.

De libertação prolongada
O processo pelo qual uma parte do ingrediente ativo contido numa formulação é libertado para a absorção como dose inicial e a outra porção são libertados lentamente para prolongar o tempo entre as doses por um fator de dois ou mais vezes.

Libertação retardada
Um que, para o começo da absorção do ingrediente ativo, o decurso de um certo período após a administração da forma de dosagem.

Margem terapêutica
Relação entre a dose de um fármaco que produz um efeito terapêutico e que produz um efeito tóxico. Devido à falta de precisão na definição do que constitui terapêutico e os efeitos tóxicos é preferível utilizar outros índices, incluindo o intervalo de concentrações terapêuticas, determinado fator de segurança, o índice terapêutico, etc.

Medicina molecular
É esta preparação farmacêutica obtida a partir de uma ou mais substâncias ativas que podem ou não podem conter excipientes, que se apresenta sob uma forma de dosagem definida, doseados e utilizados para fins terapêuticos.

Medicamento Genérico
É o produto farmacêutico cujo nome corresponde ao nome Internacional do ingrediente ativo, recomendado pela OMS e não se identifica com o nome da marca.

Medicamentos essenciais
Eles são selecionados por sua segurança e eficácia dos medicamentos que são essenciais e necessários para atender às necessidades básicas de saúde da maioria da população.

Medicamentos órfãos
O problema dos medicamentos órfãos é uma das questões mais interessantes ligadas a medicamentos. A decisão das indústrias farmacêuticas na pesquisa e comercialização de produtos é influenciada pela demanda de determinadas doenças e principalmente o mercado potencial. Assim, concentram sua produção em determinadas linhas e retiram do mercado drogas de pouco consumo utilizadas em doenças raras, de muito pouco retorno ou de preço controlado pelo governo, por ser seu maior comprador (caso das doenças endêmicas). Esta decisão independe do sucesso do medicamento para determinadas doenças, mesmo devolvendo aos pacientes qualidade de vida e condições de participação na sociedade.

BIBLIOGRAFÍA
1. American Medical Association. Drug evaluations annual 1994. 11 th edition. United States of America: AMA; 1994
2. Barton S, Adams C, Gabriel L, Jones G, Maskrey N, McConnell H.Editores. Clinical evidence. 6 ta edition. London: BMJ Publishig Group; Dec 2001.
3. Bacigalupo RV, CastroV, Ferrel G, Ganoza C, Naverro M, Okamoto LK. Formulario nacional de medicamentos esenciales. Perú. Ministerio de Salud; 2000.
4. British National Formulary.[en línea ] 2002 [ fecha de acceso 20 de agosto del 2002]; URL disponible:http:// bnf.vhn.net/home.
5. British Medical Association and The Royal Pharmaceutical Society of Great Britain. British National Formulary (35). London. 1998.
6. Brigg G, Freeman RK and Yaffe SJ. A Reference Guide to Fetal and Neonatal Risk. DRUG in PREGNANCY and LACTATION. Fifth edition. William & Wilkins. Baltimore, USA. 1998.
7. Cires Pujol M, Vergara Fabián E. Guía terapéutica para la atención primaria de salud.1994 Cuba: Editorial José Marti; 1995.
8. Cochrane reviewers handbook 4.1.4 [ updated october 2001]. Clarke M, Oxman AD. In: The Cochrane library, issue 44, 2001. Oxford: Update software. Updated quarterly.
9. Cochrane Database Syst Rev 2000: CD000054.
10. Couper M, Mehta D. Who model formulary 2002. United Kingdom: Organización Mundial de la Salud, 2002
11. Fauci AS, Braunwald E, Isselbacher KJ, Wilson JD, Martin JB, Kasper DL et al. Harrinson´s Principles of Internal Medicine. 14 th ed. United States of America: Mcgraw-Hill Companies, Inc; 1998.
12. Gilbert DN, Moellering RC, Sande MA. Editores.The Sanford. Guide to Antimicrobial Therapy 2000.30 th ed. United States of America: Antimicrobial therapy, INC.; january 2000.
13. Harvey K, Beavis M, Christiasen K, Collignon P, Currie B, Dartnell J et al. Therapeutic Guidelines Antibiotic. 10 th edition. North Melbourne, Australia: Therapeutic Guidelines Limited; March 1998
14. Marshall WF, Blair JE, Terrell CL, Wright AJ, Edson RS,Alvarez S et al. Symposium on antimicrobial agents. Mayo clinic proceeding 2000, vol 73-75.
15. Medicina interna [CD-ROM]. Farreras y Rozman. 13ª edición. España: Ediciones Doyma SA y Mosby Doyma libros SA, 1998.
16. Nelson JD. Pocket Book of Pediatric AntIMicrobial Therapy . 20 th edition. United States of America: Willians&Wilkins; 1996-1997
17. Parfitt K. Martindale The complete drug reference. Thirty-second edition. London. Royal Pharmaceutical Society of Great Britain. 1999.
18. Physician´s Desk Reference. PDR, USA, 2001.
19. Reyes Diaz JM. Guía terapéutica. Cuba: Editorial pueblo y literatura; 1981.
20. Speight TM, Holford NH. Avery´s Drug Treatment. 4 th edition.Auckland, New Zealand: Adis International Limited. Who model list of essential drug(EDL) by therapeutic group. [en línea] 1999 November [fecha de acceso 20 de agosto del 2002];
URL disponible:http://www.who.int/medicines/organization/par/edl/infedl11group
21. World Health Organization (Action Programme on Essential Drug): Guide to Good Prescribing. Ginebra, 1994 (WHO/DAP/94.11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário