quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

COMO LIDAR COM EFEITOS COLATERAIS DE MEDICAMENTOS

COMO LIDAR COM EFEITOS COLATERAIS DE MEDICAMENTOS

Por Editores do Consumer Guide traduzido por HowStuffWorks Brasil

 


INTRODUÇÃO

Medicamentos são receitados e usados exatamente porque produzem certos efeitos desejados sobre o corpo humano. A reação desejada causada por um medicamento é conhecida como a atividade da droga, ou efeito terapêutico. Mas medicamentos também podem apresentar efeitos indesejados algumas vezes. Esses efeitos indesejados são chamados de efeitos colaterais, reações adversas ou, em alguns casos raros, efeitos letais.
Mesmo sentindo efeitos colaterais pequenos, é muito importante continuar a tomar seus medicamentos exatamente da maneira como foram receitados. É aconselhável tomar a dose completa nos momentos corretos do dia, durante o tempo receitado por seu médico.
Não é correto tomar uma quantidade menor de medicamentos para evitar efeitos colaterais ou porque você acha que está melhorando. Não é inteligente presumir que tomar metade da dosagem normal irá causar metade dos efeitos terapêuticos. Na verdade, uma dosagem menor pode não oferecer benefício nenhum.
Alguns efeitos colaterais são esperados e inevitáveis, mas outros podem surpreender tanto o médico quanto o paciente. Essas reações inesperadas podem acontecer devido à resposta particular do indivíduo à droga.
Eles estão classificados em duas categorias: efeitos colaterais evidentes e efeitos detectados em testes de laboratório. As conversas sobre o medicamento entre você e seu médico não devem se limitar aos efeitos colaterais identificados mais facilmente. Há outros menos óbvios e que também podem ser perigosos e é necessário que você tenha uma clara compreensão de quais são eles.
Se você sabe que um efeito colateral específico é esperado em uma determinada droga, é possível relaxar um pouco. A maioria dos efeitos colaterais é temporária e não devem deixar você alarmado. Tudo o que sentimos é desconforto e incômodo por um período curto.
Por exemplo, é possível ficar sonolento após tomar um anti-histamínico ou ficar com o estômago irritado após tomar o antibiótico eritromicina.
Claro que, se você acha que efeitos colaterais menores incomodam muito, converse sobre eles com seu médico. Talvez ele possa receitar outra droga ou pelo menos garantir benefícios  maiores  que os efeitos colaterais.
Há situações em que efeitos colaterais podem ser minimizados ou eliminados com a troca dos horários como, por exemplo, tomando os remédios com as refeições. Certifique-se de consultar seu médico ou farmacêutico caso tenha dúvidas.
Alguns efeitos colaterais são sinais de um problema sério e até mesmo perigoso. Quando um novo medicamento é receitado, pergunte a seu médico quais sintomas indicariam que você precisa de atenção imediata.
As seções a seguir falam dos efeitos colaterais mais óbvios, divididos por partes ou sistemas afetados por remédios. A última seção discute os efeitos mais sutis ou percebidos apenas por meio de exames de laboratório.
Com efeitos colaterais sutis, pode ser que você não perceba qualquer tipo de sintomas ou que perceba somente sintomas leves. Portanto, seu médico pode querer que você faça exames laboratoriais periódicos para garantir que nenhum efeito sutil esteja ocorrendo enquanto toma certos medicamentos.
Na próxima seção, vamos relacionar os efeitos colaterais que podem afetar o sistema circulatório.
EFEITOS COLATERAIS MENORES E COMUNS

Aqui estão alguns efeitos colaterais típicos seguidos de sugestões de como lidar com eles. 

·         Prisão de ventre: aumente a quantidade de fibras em sua dieta*; beba bastante líquido*; exercite-se*
·         Diminuição da sudorese: evite trabalhar ou se exercitar sob o sol ou calor 
·         Diarreia: beba muita água para repor líquidos; se a diarréia persistir por mais de três dias, entre em contato com o médico 
·         Tontura: evite operar máquinas ou dirigir 
·         Sonolência: evite operar máquinas ou dirigir 
·         Boca seca: chupe balas ou pedaços de gelo ou mastigue chiclete sem açúcar 
·         Nariz/garganta seca: utilize umidificador ou vaporizador 
·         Retenção de fluidos (leve): evite colocar sal na comida; mantenha as pernas elevadas ao sentar 
·         Dor de cabeça: permaneça em repouso; tome aspirina* ou paracetamol* 
·         Insônia: tome o remédio no começo do dia*; evite cafeína após o meio-dia; pergunte ao médico sobre um programa de exercícios. 
·         Coceira: tome banho frequentemente ou aplique compressas úmidas 
·         Congestão nasal: se necessário, pingue soro no nariz* 
·         Palpitações (leves): descanse bastante; evite tensão; não beba café, chá ou refrigerantes do tipo cola; pare de fumar. 
·         Estômago irritado: tome o remédio com leite ou comida*
*Consulte seu médico antes

 

EFEITOS COLATERAIS NO SISTEMA CIRCULATÓRIO

Medicamentos podem diminuir ou acelerar a freqüência cardíaca. Se uma droga diminui a freqüência cardíaca, você pode se sentir lento e cansado ou, até mesmo tonto. Se um remédio acelera a freqüência cardíaca, muito provavelmente você irá sentir fortes palpitações.
Para a maioria das pessoas, esses sintomas não indicam um problema sério. Contudo, se  ocorrem com freqüência, consulte seu médico. Ele pode receitar outro medicamento ou ajustar a dosagem.
Alguns remédios podem causar edema (retenção de fluidos), situação em que o líquido do sangue se agrupa fora dos vasos sangüíneos. Normalmente, o edema não é sério. Mas se você estiver ganhando peso rapidamente ou se ganhou mais de 1 quilo no período de uma semana, entre em contato com seu médico.
Os remédios podem diminuir ou aumentar a pressão sangüínea. Quando ela diminui, você pode se sentir lento ou cansado, ficar tonto ou até desmaiar, especialmente quando se levanta rapidamente.
Se um remédio deixa você tonto ou lento, fique sentado ou deitado durante algum tempo. Para evitar tontura ao levantar, contraia e relaxe os músculos das pernas por algum tempo antes de levantar.
Faça isso empurrando um pé contra o chão enquanto levanta o outro pé levemente. Alterne os pés em um movimento de pedalada. Levante-se devagar e tome cuidado com escadas.
Visão embaçada é um efeito colateral comum em remédios, já a perda de audição, não. Continue lendo para descobrir mais sobre esses e outros efeitos colaterais em potencial que podem afetar ouvidos e olhos. 

EFEITOS COLATERAIS NOS OLHOS E OUVIDOS

A perda da visão ou da audição pode afetar bastante nosso dia a dia. Aprenda mais sobre como os medicamentos podem afetar seus olhos e ouvidos.
Ouvidos e audição
Apesar de alguns medicamentos causarem perda de audição se ingeridos em grandes quantidades, esse é um efeito colateral incomum. Remédios usados para tratar problemas no ouvido podem causar tontura, e muitos medicamentos produzem zumbido (sensação de campainha, zunido, batida ou vazio nos ouvidos). Converse com seu médico sobre quaisquer problemas persistentes.
Olhos e visão
A visão embaçada é um efeito colateral comum em muitos remédios. Medicamentos como a digoxina podem fazer com que você veja uma aura ao redor de objetos iluminados, como uma tela de TV ou um semáforo. Há outros remédios que podem causar cegueira noturna.
A combinação clidínio-clordiazepóxido prejudica a noção de distância enquanto dirigimos e também deixa os olhos sensíveis à luz solar. Enquanto os efeitos causados pela combinação clidínio-clordiazepóxido são esperados, os efeitos causados nos olhos pela digoxina são sinais perigosos de envenenamento.
Em qualquer dos casos, se um problema relacionado aos olhos ocorre enquanto você toma algum remédio, entre em contato com seu médico.
A maioria dos medicamentos possui potencial para afetar o sistema gastrintestinal de alguma forma, seja com diarréia, boca seca ou perda de apetite. Aprenda mais sobre isso na próxima seção.

EFEITOS COLATERAIS NO SISTEMA GASTRINTESTINAL

O sistema gastrintestinal é formado pela boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e reto. Quase todos os medicamentos possuem potencial para causar efeitos colaterais envolvendo alguma parte do sistema gastrintestinal.
Muitos medicamentos produzem diarréia, prisão de ventre, boca seca, afta, dificuldades para engolir, azia, náusea, vômito, perda de apetite ou cãibras anormais. Outros remédios causam inchaço e gases, além de haver alguns que ainda causam irritação retal.
A diarréia é um efeito colateral comum a muitos medicamentos, mas na maioria dos casos ela é temporária, sendo controlada em até três dias. Durante esse período, não tome remédios para diarréia (mesmo medicamentos sem tarja ou à base de ervas) e beba muito líquido para repor o que está perdendo. Se a diarréia durar mais do que três dias ou ocorrer acompanhada de febre, ligue para seu médico.
Em alguns casos, a diarréia é sinal de  problema maior. Quando a diarréia é grave - dura mais de três dias ou as fezes contêm sangue, pus ou muco - o intestino pode ulcerar e começar a sangrar. Se a diarréia se desenvolve enquanto você toma um antibiótico ou logo após completar um tratamento com antibióticos, entre em contato com seu médico.
A prisão de ventre é mais comum e menos séria que a diarréia. Ela ocorre quando um remédio diminui a velocidade da atividade do intestino. Medicamentos como a amitriptilina e a clorpromazina possuem esse efeito.
A prisão de ventre também se desenvolve quando remédios fazem com que a umidade seja absorvida pelo intestino, tornando as fezes mais sólidas. A prisão de ventre também pode surgir se um remédio agir no sistema nervoso e diminuir os impulsos nervosos enviados ao intestino. A metildopa, por exemplo, produz esse efeito. A prisão de ventre causada por remédios pode durar vários dias.
É possível aliviar a prisão de ventre ingerindo de oito a dez copos de água por dia, incluindo mais fibras em sua dieta e se exercitando bastante (a menos que seu médico o aconselhe a não fazer isso). Não tome laxantes, a menos que seu médico recomende. Se a prisão de ventre persistir por mais de três dias, entre em contato com seu médico.
Alguns medicamentos podem causar sonolência ou excitação. Vá até a próxima seção para aprender mais sobre esses e outros efeitos colaterais que podem afetar o sistema nervoso.
EFEITOS COLATERAIS NO SISTEMA NERVOSO
Os medicamentos que agem no sistema nervoso podem causar sonolência ou estímulo (excitação). 
Se um medicamento causar sonolência, você pode se sentir tonto e ter a sua coordenação comprometida. Se o remédio estimular, você pode se sentir nervoso ou apresentar insônia ou tremores. Nem sonolência nem estímulo devem preocupar a maioria das pessoas. Contudo, tenha cuidado com máquinas e evite dirigir quando estiver sonolento.
Alguns medicamentos causam dores de cabeças com pulsações, ao passo que outros produzem sensação de formigamento nos dedos. Caso esses sintomas não desapareçam dentro de poucos dias ou uma semana, avise seu médico.
Falta de ar é um efeito característico de alguns remédios, mas também pode ser sinal de algo mais sério. Continue lendo para aprender mais sobre efeitos colaterais no sistema respiratório.
USO DE REMÉDIOS DURANTE A GRAVIDEZ E AMAMENTAÇÃO
Antes de tomar qualquer medicamento, é muito importante informar seu médico de que está grávida, se está planejando engravidar ou se está amamentando uma criança. Para a maioria dos medicamentos, informações completas sobre segurança durante a gravidez e a amamentação não estão disponíveis. Isso não ocorre por negligência ou falta de preocupação da parte das agências controladoras, mas pelo fato de não ser ético conduzir experimentos em mulheres grávidas ou lactantes. Com isso em mente, você e seu médico devem pesar os riscos e benefícios ao tomar qualquer medicamento na gravidez ou durante o período de amamentação.
EFEITOS COLATERAIS NO SISTEMA RESPIRATÓRIO
Efeitos colaterais comuns ao sistema respiratório incluem nariz entupido, garganta seca, falta de ar e respiração lenta. Alguns efeitos como o nariz entupido e garganta seca costumam desaparecer alguns dias após o início do tratamento.
Se esses efeitos forem muito incômodos, é possível pingar soro no nariz (consulte seu médico) ou usar pastilhas para a garganta. Você ainda pode gargarejar com água quente e sal para aliviar esses sintomas. A falta de ar é um efeito colateral comum em alguns remédios (por exemplo, o propranolol). Se você sentir falta de ar, consulte seu médico. Isso pode ser o sinal de um efeito colateral mais sério.
Coceira, inchaço e vermelhidão geralmente indicam alergia a uma droga. Consulte a próxima seção para aprender mais sobre esses e outros efeitos colaterais e o que você pode fazer para aliviá-los.
CONTROLANDO EFEITOS COLATERAIS
Consulte as informações sobre cada remédio para determinar se os efeitos colaterais que você está sentindo são leves (relativamente comuns e não costumam ser sérios) ou graves (sintomas que indicam a necessidade de consultar seu médico). Se os efeitos são leves, pode ser possível encontrar formas de compensá-los (consulte a tabela na Introdução para obter sugestões). Contudo, notifique seu médico se achar que os efeitos leves estão persistentes ou especialmente incômodos.

Se estiver sentindo qualquer dos efeitos graves, entre em contato com seu médico imediatamente. Sua dosagem do medicamento pode precisar de ajustes, você pode ter desenvolvido uma alergia ou sensibilidade à droga ou simplesmente pode não tolerar bem aquele medicamento em particular. Por isso, seu médico pode decidir descontinuar o uso e mudar para um medicamento alternativo. No entanto, nunca interrompa o tratamento de um medicamento sem primeiro falar com seu médico.

EFEITOS COLATERAIS NA PELE

Reações da pele incluem coceiras, inchaço, vermelhidão, irritação e suor. Coceira, inchaço, vermelhidão e irritação costumam indicar  alergia ao remédio. Não continue a tomar um medicamento caso tenha desenvolvido alergia a ele. No entanto, consulte seu médico antes de interromper o tratamento.
Alguns remédios aumentam a sudorese, outros a diminuem. Remédios que diminuem o suor podem causar problemas durante os exercícios físicos ou temperaturas quentes, situações em que seu corpo precisa suar para reduzir a temperatura corporal.
Caso tenha uma reação leve não diagnosticada como alergia, peça ajuda a seu farmacêutico sobre qual a melhor maneira de lidar com o problema.
Um outro tipo de reação é a fotossensibildade (também conhecida como fototoxicidade), ou seja, sensibilidade incomum à luz solar. Os antibióticos de tetraciclina podem causar fotossensibilidade.
Se ao tomar esse medicamento você ficar exposto ao sol mesmo por períodos curtos (de 10 a 15 minutos), pode ficar com sérias queimaduras. Isso não significa que você tenha que ficar em ambientes fechados enquanto toma esse tipo de medicamento, mas deve estar completamente vestido quando estiver em ambientes abertos e não ficar muito tempo exposto ao sol.
Também se lembre de usar filtro solar em todas as partes da pele expostas  - peça ajuda ao farmacêutico sobre qual o melhor tipo - e utilizar algum tipo de proteção para a cabeça. Já que medicamentos podem permanecer em sua corrente sangüínea algum tempo após o tratamento ter sido interrompido, continue a seguir essas precauções por vários dias depois do fim do tratamento com remédios que causem fotossensibilidade.
Já abordamos todas as áreas principais do corpo humano que normalmente são afetadas pelos efeitos colaterais óbvios. Agora, na próxima seção, vamos examinar os efeitos colaterais sutis causados por medicamentos.

EFEITOS COLATERAIS SUTIS

Como mencionamos anteriormente, efeitos colaterais sutis costumam ser detectados somente por meio de exames de laboratório. Na verdade, pode ser que você não apresente nenhum tipo de sintoma. Aqui estão algumas das áreas comuns que são afetadas, de maneira sutil, por medicamentos.
Sangue
Muitos remédios afetam o sangue e sistema circulatório sem produzir sintomas perceptíveis a curto prazo. Alguns medicamentos diminuem o número de células vermelhas, que são as responsáveis por transportar oxigênio e nutrientes por todo o corpo.
Se você tiver um número muito reduzido de células vermelhas, pode ficar anêmico: fica pálido e se sente cansado, fraco, tonto e, talvez, com fome. Outros remédios podem diminuir o número de células brancas, que são as responsáveis por combater infecções. Ter um número muito reduzido de células brancas aumenta a tendência a infecções e pode agravar doenças já instaladas.
Se apresentar inflamação na garganta ou febre após ter começado a tomar um remédio, e isso se prolongar por alguns dias, é possível que você esteja com uma infecção e um número muito pequeno de células brancas para lutar contra ela. Entre em contato com seu médico.
Rins
Um dos efeitos colaterais de um medicamento específico é reduzir a habilidade dos rins de remover compostos químicos e outras substâncias do sangue, com isso estas substâncias vão começar a se acumular nos tecidos do corpo. Com o tempo, esse acúmulo pode causar sintomas, como inchaço, retenção de líquidos, náusea, dor de cabeça ou fraqueza. Sintomas óbvios são raros, especialmente dor.
Fígado

Já que o fígado é responsável por transformar muitos medicamentos e compostos químicos do corpo em compostos que podem ser eliminados por outros órgãos corporais (como rins, pulmões e trato gastrintestinal), danos ao fígado causados por medicamentos podem ter como resultado um aumento desse tipo de substância. Como o dano ao fígado pode atingir estágios bem avançados antes de produzir quaisquer tipos de sintomas, recomendam-se exames de sangue periódicos para verificar o funcionamento do fígado durante o uso de certos medicamentos.
Como você pode ver, efeitos colaterais variam de leves - problemas desconfortáveis, como irritação na pele - até graves - situações que apresentam alto risco de vida, como danos ao fígado. Por isso, lembre-se de falar com seu médico sobre quaisquer efeitos colaterais que surgirem.
FONTE



Nenhum comentário:

Postar um comentário