sexta-feira, 3 de outubro de 2014

ASPECTOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE

ASPECTOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE





 A Questão do processo de gestão em saúde vem merecendo nas últimas décadas atenção cada vez maior dos profissionais de saúde, principalmente em virtude da demanda crescente da necessidade de assistência à saúde pelas populações, também demograficamente crescentes em termos mundiais, como também pelo avanço constante das tecnologias utilizadas para tratamento, diagnóstico e prevenção das nosologias prevalecentes que normalmente para serem disponibilizadas exigem um alto custo em contraponto com a carência orçamentária e financeira de recursos disponibilizados pelos governos para tal fim.

Fica a pergunta: Como gerir um sistema ou serviço de saúde que cada mais é solicitado pelas populações demandantes, cada vez mais cientes de seus direitos sociais compatibilizando os recursos existentes com as necessidades reais de assistência à saúde necessária para atendimento de uma demanda crescente da população?

A resposta está no processo de gestão dos recursos disponíveis de forma adequada e responsável, e pela utilização de métodos racionais de gestão que permitam a otimização dos gastos com saúde.

OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO

 ·       Mesopotâmia – Já o planejamento era utilizado para a condução de milhares de trabalhadores que realizavam inúmeras obras;

·       Egito – Inicia-se a administração burocrática;
·       Confúcio – Introduziu parábolas sugerindo práticas para a boa administração pública;
·       Hamurabi, Rei dos Amoritas (Babilônia) – Criou os primeiros códigos disciplinadores do trabalho;
·       Hebreus – Introduziram os conceitos de organização escalar;
·       Império Romano – Introduziu o conceito de administração pública

O DESENVOLVIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO

 Fase teocrática

•        Século XII aC. - Moisés
•        Seculo IX aC. - Salomão
•        Século V/VI aC. - Confúcio
•        Século dC. - VI/VII dC. - Maomé
•        Século VIII/IX - Carlos Magno

Fase empírica-prática

•        Século IX aC - Licurgo
•        Século VI aC. - Sólon
•        Século IV aC - Alexandre, o Grande
•        Século II/I aC. – Cezar

Fase Moderna e Pós moderna

•        Diversos autores - Adam Smith, Ford, Taylor, Fayol, etc.

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA


Pensamentos de Taylor (1856-1915)

q Estudos de Tempos e Movimentos.
q Determinação da Única Maneira Certa.
q Seleção do Homem de Primeira Classe.
q Lei da Fadiga.
q Incentivo Monetário.
q Padrão de Produção.
q Supervisão Cerrada.
q Aumento da Produtividade.
q Maiores Salários e Maiores Lucros.

ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA


Pensamento de Fayol (1841-1925)

q Divisão de Trabalho.
q Especialização.
q Unidade de Comando.
q Amplitude de Controle.
q Objeto Principal da Organização: Tarefas
q Organização Formal.
q Maior Eficiência.
q Maiores Salários e Maiores Lucros.

Resumindo em relação aos antecedentes históricos da administração tivemos vários tipos de contribuições que podem ser destacadas pelos seguintes povos: A administração burocrática foi introduzida pelo Egito; Os códigos disciplinadores do trabalho surgiram com Hamurabi;Rei dos Amoritas; O conceito de organização escalar surgiu com os Hebreus, A administração que pública surgiu no Império Romano, e o planejamento para a condução de milhares de trabalhadores que realizavam obras já era utilizado na mesopotâmia.

Vários filósofos contribuíram para o desenvolvimento da administração e podemos destacar Sócrates que considerava a arte de administrar uma habilidade pessoal. Já Platão considerava a administração como uma forma de governo e a relacionava a administração pública. Aristóteles considerou a administração como uma forma de organização do Estado e apontou três formas de administração pública representadas pela monarquia que seria o governo realizado por uma só pessoa, a aristocracia que seria o governo realizado por uma elite, e a democracia que seria um governo realizado pelo povo a favor do povo. Atualmente encontramos governos que tem como alicerce a religião e que são chamados de teocracias.

Algumas organizações tiveram influência na evolução da administração dentre as quais podemos destacar a Igreja católica, as organizações militares e as Organizações fabris . As organizações militares contribuíram com os principio de unidade de comando, escala hierárquica, autoridade delegada à níveis mais baixos, controles centralizados e operações descentralizadas, estado maior “Staff”, principio de direção - o que se deve saber e o que se espera, e com a disciplina. A igreja católica também contribuiu muito para o desenvolvimento da administração e no caso específico da área de saúde foi a responsável pela introdução no Brasil dos primeiros hospitais representados pelas Santas Casas de Misericórdia. As organizações fabris também contribuíram para o desenvolvimento da administração principalmente através de trabalhos realizados por Taylor que procurou estudar a administração pela observação do trabalho desenvolvido pelos operários durante a fabricação de produtos em uma fábrica.

Já Fayol procurou estudar a administração tendo outro foco representado pela forma de organização das empresas e por último Mayo introduziu em administração o conceito de psicologia do trabalho. Taylor procurava estudar tempos e movimentos. Fayol enfatizou muito todas as funções técnicas, comercias, financeira, de segurança e contábeis. Mayo via o trabalho como atividade grupal, estudou delegação de poder a níveis mais baixo, estudou a necessidade do trabalhador ser reconhecido.

Para que possamos discutir gestão em saúde temos que primeiro ter idéia de alguns conceitos preliminares entre os quais podemos destacar:

 Organização
 Sistema de Saúde

CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO

 Segundo Baez, Sanches e Mittendorf (1994), definem como organização um sistema composto por sub sistemas que se integram através de recursos, métodos e processos organizativos de forma a atingir objetivos e metas.
É importante assinalar que a palavra organização seria um termo genérico para definir qualquer tipo de estrutura de produção social. As organizações podem ser micro ou macro dependendo do contexto em que está sendo analisada.
Como exemplo de uma organização micro podemos citar as nossas próprias famílias que funcionariam como células ou sub sistemas de uma organização macro representada por qualquer sistema social.
Como exemplo de uma organização macro poderemos citar um País que por sua vez possui sub sistemas, que no caso do Brasil é composto por três instâncias (federal, estadual e municipal).

Analisando a questão do Brasil poderíamos dizer que se trata de uma macro organização. Entretanto, levando-se em consideração que nenhum País sobrevive isoladamente no mundo globalizado poderíamos dizer que o mesmo pode ser classificado como um sub sistema de um sistema mais amplo como o mercado comum Europeu, Pacto Andino, Mercosul, Organização Mundial de Comercio, Organização Mundial de Saúde, etc.

Necessitamos ter em mente que os sistemas sociais são bastante heterogêneos em função de crenças, valores e cultura. Logo temos que sempre levar em conta quando estudamos qualquer organização o que entendemos por cultura organizacional

CONCEITO DE CULTURA ORGANIZACIONAL


Segundo Shein (1985), a cultura organizacional é um grupo de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu lidando com problemas, buscando a adaptação externa e a integração interna e que funcionou bem o suficiente para ser considerado valido e replicado, ensinando a novos membros como forma correta de perceber, pensar e sentir em relação a esses problemas.

De acordo com Jaeger (1987) a cultura organizacional é um processo simbólico à prática institucional dentro de uma organização.

A cultura organizacional podem ser classificada de duas formas:


Representado por:

Organização formal ou informal;
Poder político e governabilidade;
Recompensas materiais, sociais ou outras.


Representada pelas:

Características da liderança;
Importância da liderança.

Conforme observamos o processo de gestão se dá no universo de uma organização seja ela micro ou macro e depende do contexto em que está inserida a organização.

CONCEITO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO OU GESTÃO


A expressão mais nobre da administração ou gestão tem origem no século XVII com a institucionalização do cargo de Ministro (Minus) contrapondo-se a Magistrado (Magis).
Nessa época o administrador ou gestor era o executor das decisões emanadas dos órgões superiores ou dos parlamentos e assembleias legislativas.


 Executivos, gerentes ou administradores trabalham essencialmente na decisão e, mais que seus superiores, estabelecem sentidos de direção para suas empresas e instituições. (Motta, Paulo. A Ciência e a arte de ser dirigente)


•           Polivalente
–       especialista
–       generalista - (administrador/ gerente)
•           Educador
•           Facilitador
•           Inovador
•           Negociador
•           Com pensamento e visão estratégica
•           Participativo
•           Capaz de lidar com informações
•           Criativo

GERÊNCIA

 Objetivos

Identificação de Atividades, Prioridades e Responsabilidades;
Administração de Recursos, Custos e Materiais;
Planejamento, execução, acompanhamento, avaliação.


CONCEITO DE GESTÃO EM SAÚDE


A área de saúde possui algumas características especiais e poderíamos definir gestão em saúde como uma atividade e responsabilidade de dirigir um macro ou um micro sistema representado por um serviço ou sistema de saúde, esteja ele inserido em qualquer esfera de governo, ou seja, em âmbito federal, estadual ou municipal, logo se tratando de uma competência do poder público complementada pelo poder privado. em face do que define a Constituição de 1988. No Brasil o direito à saúde é universal para a população, e um dever do estado no que se refere a execução.

O processo de gestão, portanto, implica no exercício de funções de coordenação, articulação, negociação, planejamento, acompanhamento e auditoria.
Considerando que a Constituição Brasileira, de 1988, prevê a assistência à saúde no âmbito privado podemos inferir as mesmas funções acima para o referido setor.

A gestão em saúde, no Brasil, modernamente seria a articulação das etapas envolvidas nos serviços e sistemas, macros e micros, que tem como objetivo viabilizar a contribuição efetiva da implantação da política nacional de saúde que no País que é conhecida como Sistema Único de Saúde (SUS).

A gestão em saúde implica na definição prévia de um paradigma (modelo) adaptado à concepção das necessidades de saúde da população. Logo, cada País (Estado) necessita em função de seu contexto definir o sistema de saúde mais compatível com suas realidades, necessidades e condições socioeconômicas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 AZEVEDO, C. Gerência Hospitalar: A Visão Dos Diretores De Hospitais Públicos Do Município Do Rio De Janeiro. Rio de Janeiro: Tese de Mestrado apresentada ao Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 1993.


BARBOSA P. R. Gestão de Hospitais Públicos: maior autonomia e melhor performance organizacional com apoio de contratos de gestão. Brasília: Revista do Servidor Público – ENAP, 1996.

CASTELAR, R. M, MORDELET, P & GRABOIS, V. (Organizadores).Gestão Hospitalar. Um Desafio para o Hospital Brasileiro. Impresso En França: Éditions École Nationale de la Santé Publique (ENSP) Imprensa Calligraphi, Print Rennes (França) - Cooperação Brasil – França, 1995.

CECILIO, L. C. DE.O, (ORGANIZADOR), MERHY, E. E.& CAMPOS, G. W. DE S. Inventando a Mudança na Saúde. São Paulo: Editora Hucitec Ltda, 1994.
DUSSAULT, G. A Gestão dos Serviços Públicos de Saúde: Características e Exigências. Rio de Janeiro: Artigo apresentado pela Revista de Administração Pública, 26 (2): 8-19, Abr./Jun. 1992.

MARINHO, M. de S. C. Artigo: A Questão dos Objetivos nas Organizações. São Paulo: Revista de Administração de Empresas, 30(2) 5-22 Abr/Jun, 1990.

MINTZBERG, H. Criando Organizações Eficazes: Estrutura em cinco Configurações. São Paulo, SP: Editora Atlas S.A., 1995.

MIRSHAWKA, V. Hospital, Fui Bem Atendido!!! A Vez do          Brasil. São Paulo, SP: Makron books do Brasil editora Ltda, 1994.

MORGAN G. Imagem da Organização. São Paulo, SP: Editora Atlas AS, 1996.

MOTTA P.R. Avaliação na Administração Pública, cadernos de estudo. Rio de Janeiro: EBAP/ Fundação Getúlio Vargas, 1992.

MOTTA, P.R. Gestão Contemporânea: A Ciência e a Arte de Ser Dirigente. Rio de Janeiro, RJ: Distribuidora Record de Serviços de Imprensa S.A., 1993.

PRESTES MOTTA, F. C. Teoria Geral da Administração: Uma Introdução. São Paulo, SP: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda (Livraria Pioneira Editora), 1995.


Nenhum comentário:

Postar um comentário