terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

DROGAS : TETRA- HIDRO - CARBINOL (THC)

DROGAS : TETRA- HIDRO - CARBINOL (THC)



 É a substância psicoativa encontrada na maconha e no haxixe - delta-9-tetrahidrocannabinol. O THC é encontrado, também, em tipos mais potentes de maconha, como o skank, teor de até 33% de THC, enquanto os habituais não passam de 8% de teor de THC.

O THC pode provocar alterações em várias áreas do aparelho psíquico: memória, atenção, concentração, ânimo, capacidade de realização, noção de tempo e espaço, percepção dos sentidos, etc.

Se considerarmos as alterações na percepção dos sentidos, a visão, por exemplo, temos que a sensação visual pode passar de normal, a ilusória ou alucinada.

Na sensação visual ilusória, pode-se ver um objeto modificado em seu tamanho, cor e movimentos; na alucinada enxergar um objeto que não existe.

Ora, o THC pode então provocar um exagero visual que varia desde o aumento da luminosidade e intensidade de cores até a alucinação, passando pela ilusão.

Portanto, tendo em conta que o efeito de um cigarro de maconha dura de duas a três horas, nesse período, o canabizado em geral fica prostrado (corpo mole), sem concentração suficiente para produzir algo que necessite de atenção e memória, com a iniciativa diminuída, prejudicando a realização de qualquer trabalho corporal.

O tabaco não apresenta as características provocadas pelo THC, pois o organismo tem mais tolerância pelos cigarros e nicotina é rapidamente eliminada do corpo, o que, aliás, permite que muitos cigarros sejam fumados em um só dia.

Já a maconha é menos consumida nesse mesmo período, porque, além de seus efeitos serem mais duradouros, o organismo tem menos tolerância a eles, embora algumas pessoas, com uso, crime maior tolerância.

Os prejuízo a que a maconha, causa, porém, são muito maiores que os do tabaco. Por exemplo: com tantas alterações psicológicas, o rendimento escolar cai, e o aluno ou repete de ano, ou muda para uma escola mais fraca.

Repetência provocadas pelo tabaco são praticamente nulas.

A longo prazo, a maconha é dez vezes mais cancerígenas que o tabaco. Como a maioria dos canabistas são também tabagistas, tem-se atribuído ao tabaco a "responsabilidade" pelo alto índice de câncer de pulmão, que na realidade pode ter sido provocado pela maconha.

Acidentes de carro são muito frequentes em canabizados, pela alteração que o THC provoca na noção de tempo e de espaço, alterando consequentemente a percepção da velocidade e diminuindo a atenção.


Estatísticas canadenses apontam a maconha como a segunda maior causa de acidentes automobilísticos; em primeiro lugar está o álcool.

Tudo isso não significa que o cigarro é inofensivo. O cigarro é prejudicial à saúde, mas comparado à maconha faz menos mal.

Dizer que a maconha faz menos mal que o cigarro também é discurso de canabistas que, para se defenderem, atacam o cigarro: desse modo, pensam que pais tabagistas não teriam como condenar em seus filhos o uso da maconha.

Dizer também que a maconha é um produto artesanal e natural e que o cigarro, por ser industrializado, é cheio de "químicas" e faz mal à saúde, é outra inverdade. O fato de ser natural não garante que seja bom, pois existem muitos menos que são naturais. Quando a ser artesanal, isso também não dá nenhuma garantia de equilíbrio de qualidade.

Cannabis Sativa - Maconha

Derivada de um arbusto da família Moraceae que pode chegar a dois ou três metros de altura chamado Cannabis sativa, também conhecido como cânhamo, a maconha é a droga mais discutida atualmente em nosso país, fortalecendo e aumentando os mitos existentes em torno deste alucinógeno.

Cresce praticamente em todos os tipos de solo e clima, e este é um dos motivos pelos quais esta droga tornou-se utilizada em culturas tão diferentes como a África do Sul, os Estados Unidos e o Brasil, entre dezenas de outros países.

Planta dióica (ou seja, tem espécimes masculinos e femininos), sintetiza várias substâncias (chamadas coletivamente de canabinóides) dentre as quais os três principais são o canabinol, e uma substância conhecida como delta-9-tetrahidrocanabinol (ou simplesmente THC), que provocam alterações psíquicas importantes no usuário.

Normalmente, a droga é fumada sob a forma de cigarros (conhecidos por diversos nomes como baseado, fino, fininho, finório, erva, pacau, charão, vela, etc.), mas também pode ser ingerida por via oral. Dependendo do tipo de preparo, muda a concentração de canabinóides na droga.

Vejamos quais são eles:

Na sua utilização mais comum, são fumadas as folhas e flores secas (algumas vezes também sementes), com um teor aproximado de 2% de canabinóides. Conhecida por marijuana, marihuana, diamba, liamba ou bangüê.

Efeitos psíquicos: Sonolência, alterações na percepção, alucinações, dificuldades para concentração, compulsão, síndrome amotivacional, prejuízos de memória e atenção.
Efeitos físicos: Conjuntivite crônica, relativa impotência sexual, insônia, taquicardia, sede e náuseas, boca seca.

Cannabis Indica - Haxixe

A ganja ou sensimilla (sem sementes) é um subproduto de uma variedade conhecida como Cannabis indica. Resistente a temperatura baixas e atingindo pouca altura, é cultivada no Afeganistão e Paquistão. Obtida utilizando-se apenas das flores das plantas fêmeas, que são preparadas através de aparos de modo que uma maior concentração de THC ocorra nas inflorescências. Mais potente que o anterior (teor de 6% de canabinóides), também é fumada.

O haxixe é um composto obtido por grande pressão nas inflorescências. Obtêm-se uma pasta semi-sólida, normalmente moldada sob a forma de bolotas, com alta concentração de canabinóides (cerca de 8%). É mascado ou fumado.

FONTES
  1. - Enciclopédia Exitus
  2. - Enciclopédia Barsa
  3. - Enciclopédia do Estudante
  4. Compton's Interactive Encyclopedia
  5. Drogas - Wilson Paulino
  6. - Internet: ( Comem Jundiaíwww.jundiaí online.com.br
  7. ( Projeto Cara Limpa): www.caralimpa.com.br
  8. - Enciclopédia Abril. Volumes: I, VIII, X, XI, XII
  9. - Jornal: O Estado de S. Paulo (reportagem do Zap)


Nenhum comentário:

Postar um comentário