terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

DROGAS : TABACO, SANTO DAIME, ESTERÓIDES ANABOLIZANTES

DROGAS : TABACO, SANTO DAIME, ESTERÓIDES ANABOLIZANTES





Atualmente, o tabaco é preparado para ser fumado de várias maneiras: cigarros, cachimbo, charuto, fumo em corda, palheiro e rapé; todas apresentando substâncias e malefícios ao organismo muito semelhantes.

Entre estas substâncias vamos destacar o alcatrão, que causa sérias lesões pulmonares, e a nicotina, que possui efeitos excitantes no cérebro e que pode levar o usuário à dependência.

O livro Conversando sobre drogas traz este pequeno trecho sobre os componentes da fumaça do cigarro:

"Os componentes gasosos da fumaça como o monóxido de carbono (CO) e o dióxido de carbono (CO2) são os responsáveis pela diminuição de oxigênio para os órgãos dos fumantes."

"Nicotina e alcatrão compõem a porção particulada da fumaça e depositam-se nos pulmões. A nicotina é responsável pelos efeitos prazerosos do cigarro, pela dependência e pelo cheiro e cor marrom característicos do tabaco.

Além da nicotina presente nas folhas do tabaco, cerca de 4.000 compostos são produzidos pela queima do cigarro, sendo o mais importante o alcatrão."

"O alcatrão é o que resta da remoção da umidade e da nicotina e consiste de hidrocarbonetos aromáticos, alguns dos quais são cancerígenos. Os cigarros brasileiros contêm 15 a 20 mg. de alcatrão por cigarro; 0,8 a 1,5 mg. de nicotina por cigarro; 20 mg. de monóxido de carbono por cigarro."

Seguem os problemas ocasionados pelo fumo:

Ø  Diminuição dos batimentos cardíacos, da pressão arterial e da respiração.
Ø  Câncer do pulmão, da boca, da garganta, do esôfago, da laringe e da bexiga.
Ø  Angina de peito e infarto do miocárdio.
Ø  Isquemias ou hemorragias cerebrais.
Ø  Doença pulmonar obstrutiva crônica.
Ø  Maior risco de contrair câncer dos rins, pâncreas e estômago.
Ø  Tosse típica.
Ø  Maior probabilidade de sofrer bronquite crônica e enfisema.
Entre as mulheres, tendência de entrar na menopausa mais cedo, acarretando maior chance de desenvolver osteoporose. Com o uso de anticoncepcionais orais (pílulas), as chances de morrerem por problemas cardíacos é três vezes maior do que aquelas que não usam pílulas e não fumam.

O uso do fumo durante a gravidez traz consequências ainda mais terríveis, pois afeta também a criança. A nicotina diminui a quantidade de oxigênio e de nutrientes para o feto. Eis algumas destas consequências:
Ø  Aumenta a probabilidade de abortos, partos prematuros e mortalidade fetal.
Ø  Maior risco de morte súbita do bebê, problemas pulmonares e anomalias fetais.
Ø  Quanto maior o número de cigarros fumados, menor o peso do recém-nascido.
Ø  Pode haver intoxicação pela nicotina durante a amamentação, causando agitação, diarréia, irritabilidade e taquicardia no bebê.
Ø  Aumenta a probabilidade do recém nascido contrair pneumonia e bronquite.
Ø  Desenvolvimento físico e mental em geral inferior aos filhos de mães não-fumantes.
Outro grande problema na questão do fumo são os chamados fumantes passivos. Não fumantes constantemente expostos à fumaça de cigarro aumentam o risco de câncer em 10 a 30%.

As crianças são as mais atingidas, apresentando maior frequência de problemas respiratórios agudos. Estima-se que cerca de 20% dos casos de câncer de pulmão são fumantes passivos.

Um dos mitos que cercam esta droga é o de que cigarros com baixos teores são mais seguros do que os cigarros comuns. Os fumantes costumam compensar estes teores reduzidos tragando com mais força, mais demoradamente, ou simplesmente fumando um número maior de cigarros.

A dimensão dos problemas causados pela dependência do tabaco é gigantesca. Os sintomas físicos e psicológicos da droga no organismo do usuário são os grandes responsáveis pela dificuldade de largar o vício.

Entre eles estão maior clareza de pensamentos, maior atenção, maior capacidade de concentração, aumento da memória, diminuição da irritabilidade e da agressividade, relaxamento da musculatura e diminuição do apetite.

Em outros dois trechos de Conversando sobre drogas, os autores discorrem sobre a tolerância e dependência do fumo, bem como sobre os tratamentos para parar de fumar:

"Tanto a tolerância aos efeitos adversos agudos do cigarro, como a síndrome de abstinência assinalam a dependência à nicotina e contribuem para manter o hábito de fumar.

A síndrome de abstinência ocorre depois das primeiras horas do último cigarro. Diminuição dos batimentos cardíacos e da pressão arterial ocorre em 6 horas e dura mais de 3 dias.

Entretanto a náusea, dor de cabeça, constipação e aumento do apetite são mais importantes. Sonolência ou insônia, fadiga, irritabilidade e dificuldade para concentrar-se também acontecem.

O aumento de peso e a compulsão (desejo irreprimível de fumar) são manifestações da retirada; um quarto das pessoas relatam desejo de fumar até 5 a 9 anos depois de pararem. Portanto, as manifestações de abstinência são a principal causa para que a pessoa volte a fumar."

SANTO DAIME

O chá utilizado no culto do Santo Daime é um alucinógeno, conhecido ainda como huasca ou ayahuasca, cuja base pode ser o tronco ou a raiz do cipó Banisteriopsis caapi (conhecido como mariri ou jagube), ou as folhas do arbusto Psychotrya virides (conhecido como chacrona ou rainha).

Entre as substâncias encontradas neste chá estão a harmina, harmalina e o DMT (dimetril triptamina).

Sobre o histórico deste culto, é um culto brasileiro de caráter católico popular, fundado pelo mestre Raimundo Irineu Serra. Em 1912, nos seringais amazonenses da fronteira com a Bolívia, ele conheceu a bebida huasca, da qual teria recebido a força e a revelação para fundamentar a doutrina do Santo Daime.

A huasca ou ayahuasca é um chá de uso milenar na cultura indígena andina. Segundo os índios, a huasca lhes permitia ver o mundo real, já que o cotidiano seria apenas uma ilusão. Caapi e Chacrona são as duas plantas alucinógenas com as quais se faz o chá que é tomado durante as maratonas religiosas, que duram até 10 horas.

Durante esse tempo, entre cânticos e monótonos bailados, as pessoas ficam expostas às "mirações", isto é, às visões que o chá provoca. No ritual, as "mirações" são "conduzidas" para as dimensões espirituais da vida, especialmente ao amor entre os homens e à perfeita harmonia com as forças da natureza.

A huasca não está catalogada como alucinógeno e seu consumo não é proibido, já que não há provas de que ela cause dependência. Existem relatos de jornalistas que foram participar do ritual do Santo Daime para experimentar as "mirações"; eles não sentiram nada, só passaram mal fisicamente.

Provavelmente, o chá huasca é parte de uma cultura cujas visões são induzidas por um mestre, como num ritual religioso qualquer. Assim, os não-iniciados, não tendo vivenciado essa cultura, não conseguem "viajar" com o chá.

ESTERÓIDES ANABOLIZANTES

Os esteróides começaram a ser utilizados na década de 60 por atletas que se dopavam para melhorar a força e o desempenho do corpo.

Os efeitos imediatos no uso de esteróides podem ser impressionantes: aumento da massa muscular, força redobrada e uma sensação confiante de agressividade e invulnerabilidade. Os atletas, sob os efeitos dos anabolizantes, podem apresentar a "psicose do halterofilista", isto é, alucinações, delírio de poder, episódios paranóides (relaciona tudo o que esteja acontecendo à sua volta com a sua própria pessoa), comportamento motor extravagante e violência incontrolável.

O uso crônico pode trazer doenças cardíacas, enfermidade do fígado, problemas urinários, disfunções sexuais, calvície, acne, alterações na aparência, impotência, esterilidade, diminuição da expectativa de vida. Em alguns casos pode ser fatal, e a interrupção do seu uso pode conduzir à depressão e a uma profunda sensação de fraqueza.

Os esteróides anabolizantes são proibidos em atividades atléticas amadoras ou profissionais.

Atualmente, os esportistas conhecem os malefícios destas "bombas", porém insistem em usá-las porque ambicionam a qualquer custo atingir uma determinada marca esportiva ou buscar um desempenho maior, que o seu corpo naturalmente não conseguiria. Nessa ambição está contida a vaidade pessoal, ainda mal resolvida psicologicamente.

FONTES
  1. - Enciclopédia Exitus
  2. - Enciclopédia Barsa
  3. - Enciclopédia do Estudante
  4. Compton's Interactive Encyclopedia
  5. Drogas - Wilson Paulino
  6. - Internet: ( Comem Jundiaíwww.jundiaí online.com.br
  7. ( Projeto Cara Limpa): www.caralimpa.com.br
  8. - Enciclopédia Abril. Volumes: I, VIII, X, XI, XII
  9. - Jornal: O Estado de S. Paulo (reportagem do Zap)


Nenhum comentário:

Postar um comentário