quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

ANVISA : VOCABULÁRIO CONTROLADO FORMAS FARMACÊUTICAS LÍQUIDAS


ANVISA : VOCABULÁRIO CONTROLADO FORMAS FARMACÊUTICAS LÍQUIDAS




VOCABULÁRIO CONTROLADO DE FORMAS FARMACÊUTICAS, VIAS DE ADMINISTRAÇÃO E
EMBALAGENS DE MEDICAMENTOS

FORMAS FARMACÊUTICAS LÍQUIDAS

EMULSÃO

Conceito geral:

Forma farmacêutica líquida de um ou mais princípios ativos que consiste de um sistema de duas fases que envolvem pelo menos dois líquidos imiscíveis e na qual um líquido é disperso na forma de pequenas gotas (fase interna ou dispersa) através de outro líquido (fase externa ou contínua). Normalmente é estabilizada através de um ou mais agentes emulsificantes. Abreviação: EMU Para fins de certificação em BPF: Emulsão.

EMULSÃO AEROSSOL

Conceito:

Emulsão embalada sob pressão, contendo um gás propelente e ingrediente(s) terapeuticamente ativo(s) que são liberados após a ativação de um sistema apropriado de válvulas. Abreviação: EMU AER Para fins de certificação em BPF: Emulsão aerossol.

EMULSÃO GOTAS

Conceito:

Emulsão destinada à administração na forma de gotas. Abreviação: EMU GOT Para fins de certificação em BPF: Emulsão.

EMULSÃO INJETÁVEL

Conceito:

Emulsão estéril destinada à administração por injeção. Abreviação: EMU INJ
Para fins de certificação em BPF: Emulsão parenteral de pequeno volume (com esterilização terminal ou preparação asséptica).

EMULSÃO PARA INFUSÃO

Conceito:
Emulsão estéril com água como a fase contínua, normalmente isotônica com o sangue e utilizada principalmente para administração em grande volume. Abreviação: EMU INFUS Para fins de certificação em BPF: Emulsão parenteral de grande volume com esterilização terminal ou preparação asséptica).

EMULSÃO SPRAY

Conceito:

Emulsão administrada na forma de líquido finamente dividido por um jato de ar ou vapor. Abreviação: EMU SPR Para fins de certificação em BPF: Emulsão.

ESMALTE

Conceito: solução, contendo um ou mais princípios ativos, para aplicação nas unhas. Forma uma película que não sai com água. Abreviação: ESM Para fins de certificação em BPF: Esmalte.

ESPUMA

Conceito: forma farmacêutica que consiste de um grande volume de gás disperso em um líquido, geralmente contendo uma ou mais substâncias ativas. É formada pela ação de um propelente, podendo haver também outros excipientes. Abreviação: ESP Para fins de certificação em BPF: Espuma.

LÍQUIDO

Conceito geral:

Forma farmacêutica que consiste de uma substância química pura no estado líquido, podendo ser aquosa ou oleosa. Obs.: esta forma farmacêutica não deve ser aplicada para soluções, suspensões, emulsões, xampus e sabonetes líquidos.

LÍQUIDO

Conceito:

Forma farmacêutica que consiste de uma substância química pura no estado líquido. Abreviação: LIQ Para fins de certificação em BPF: Líquido.

ÓLEO

Conceito:

Líquido gorduroso solúvel em éter e insolúvel em água. Abreviação: OLE Para fins de certificação em BPF: Óleo.

SABONETE LÍQUIDO

Conceito:

Solução, contendo um ou mais princípios ativos, para aplicação na superfície cutânea. Abreviação: SAB LIQ Para fins de certificação em BPF: Sabonete.

SOLUÇÃO

Conceito geral:

Forma farmacêutica líquida límpida e homogênea, que contém um ou mais princípios ativos dissolvidos em um solvente adequado ou numa mistura de solventes miscíveis.

COLUTÓRIO

Conceito:

Solução destinada ao enxágue bucal, com ação sobre as gengivas e as mucosas da boca e da garganta. Não deve ser deglutido. Abreviação: COLUT Para fins de certificação em BPF: Colutório.

COLUTÓRIO SPRAY

Conceito: solução destinada ao enxágue bucal, com ação sobre as gengivas e as mucosas da boca e da garganta. Apresentado na forma de líquido finamente dividido por um jato de ar ou vapor. Abreviação: COLUT SPR Para fins de certificação em BPF: Colutório.

ELIXIR

Conceito: solução hidroalcoólica de sabor agradável e adocicado, contendo princípio(s) ativo(s) dissolvido(s). Abreviação: ELX Para fins de certificação em BPF: Elixir.

SOLUÇÃO

Conceito:

Vide conceito geral. Abreviação: SOL Para fins de certificação em BPF: Solução.

SOLUÇÃO AEROSSOL

Conceito:

Solução embalada sob pressão, contendo um gás propelente e ingrediente(s) terapeuticamente ativo(s) que são liberados após a ativação de um sistema apropriado de válvulas. Abreviação: SOL AER Para fins de certificação em BPF: Solução aerossol.

SOLUÇÃO DE LIBERAÇÃO PROLONGADA

Conceito

Forma farmacêutica líquida límpida e homogênea, que contém um ou mais princípios ativos dissolvidos em um solvente adequado ou numa mistura de solventes miscíveis. Vide definição de liberação prolongada. Abreviação: SOL LIB PROL Para fins de certificação em BPF: Solução.

SOLUÇÃO GOTAS

Conceito:

Solução destinada à administração na forma de gotas. Abreviação: SOL GOT Para fins de certificação em BPF: Solução.

SOLUÇÃO INJETÁVEL

Conceito:

Solução estéril destinada à administração por injeção. Abreviação: SOL INJ Para fins de certificação em BPF: Solução parenteral de pequeno volume (com esterilização terminal e/ou preparação asséptica).

SOLUÇÃO PARA DILUIÇÃO

Conceito:

Solução apresentada em uma forma mais concentrada e que deve ser diluída antes da administração. Abreviação: SOL DIL Para fins de certificação em BPF: Solução.

SOLUÇÃO PARA DILUIÇÃO INJETÁVEL

Conceito:

Solução estéril apresentada em uma forma concentrada e que deve ser diluída a um volume determinado e com um líquido adequado antes da administração. Abreviação: SOL DIL INJ Para fins de certificação em BPF: Solução parenteral de pequeno volume (com esterilização terminal e/ou preparação asséptica).

SOLUÇÃO PARA DILUIÇÃO PARA COLUTÓRIO

Conceito:

Solução apresentada em uma forma concentrada e que deve ser diluída a um volume determinado e com um líquido adequado, destinada ao enxágue bucal com ação sobre as gengivas e as mucosas da boca e da garganta. Não deve ser deglutida. Abreviação: SOL DIL COLUT Para fins de certificação em BPF: Solução.
SOLUÇÃO PARA DILUIÇÃO PARA INFUSÃO

Conceito:

Solução estéril apresentada em uma forma concentrada e que deve ser diluída a um volume determinado e com um líquido adequado antes de ser administrada por infusão. Esta solução é normalmente isotônica com o sangue e utilizada principalmente para administração em grande volume. Abreviação: SOL DIL INFUS Para fins de certificação em BPF: Solução parenteral de pequeno ou grande volume (com esterilização terminal e/ou preparação asséptica).

SOLUÇÃO PARA INFUSÃO

Conceito:

Solução estéril que cumpre todos os requisitos para ser administrada por infusão. Esta solução é normalmente isotônica com o sangue e utilizada principalmente para administração em grande volume. Abreviação: SOL INFUS
Para fins de certificação em BPF: Solução parenteral de grande volume (com esterilização terminal e/ou preparação asséptica).

SOLUÇÃO PARA IRRIGAÇÃO

Conceito:

Solução estéril utilizada para irrigação da pele e mucosas. Abreviação: SOL IRR Para fins de certificação em BPF: Solução parenteral de grande volume (com esterilização terminal e/ou preparação asséptica).

SOLUÇÃO SPRAY

Conceito:

Solução administrada na forma de líquido finamente dividido por um jato de ar ou vapor. Abreviação: SOL SPR Para fins de certificação em BPF: Solução.

SUSPENSÃO

Conceito geral:

Forma farmacêutica líquida que contém partículas sólidas dispersas em um veículo líquido, no qual as partículas não são solúveis. Abreviação: SUS Para fins de certificação em BPF: Suspensão.

SUSPENSÃO AEROSSOL

Conceito:

Suspensão embalada sob pressão, contendo um gás propelente e ingredientes terapeuticamente ativos que são liberados após a ativação de um sistema apropriado de válvulas. Abreviação: SUS AER Para fins de certificação em BPF: Suspensão aerossol.

SUSPENSÃO DE LIBERAÇÃO PROLONGADA

Conceito:

Forma farmacêutica líquida que contém partículas sólidas dispersas em um veículo líquido, no qual as partículas não são solúveis. Vide definição de liberação prolongada. Abreviação: SUS LIB PROL Para fins de certificação em BPF: Suspensão.

SUSPENSÃO DE LIBERAÇÃO RETARDADA

Conceito:

Forma farmacêutica líquida que contém partículas sólidas dispersas em um veículo líquido, no qual as partículas não são solúveis. Vide definição de liberação retardada. Abreviação: SUS LIB RETARD Para fins de certificação em BPF: Suspensão.

SUSPENSÃO GOTAS

Conceito:

Suspensão destinada à administração na forma de gotas. Abreviação: SUS GOT Para fins de certificação em BPF: Suspensão.

SUSPENSÃO INJETÁVEL

Conceito:

Suspensão estéril destinada à administração por injeção. Abreviação: SUS INJ Para fins de certificação em BPF: Suspensão parenteral de pequeno volume (com esterilização terminal e/ou preparação asséptica).

SUSPENSÃO INJETÁVEL DE LIBERAÇÃO PROLONGADA

Conceito:

Suspensão estéril destinada à administração por injeção. Vide definição de liberação prolongada. Abreviação: SUS INJ LIB PROL Para fins de certificação em BPF: Suspensão parenteral de pequeno volume (com esterilização terminal e/ou preparação asséptica).

SUSPENSÃO SPRAY

Conceito:
Suspensão administrada na forma de líquido finamente dividido por um jato de ar ou vapor. Abreviação: SUS SPR Para fins de certificação em BPF: Suspensão.

XAMPU

Conceito:

Solução ou suspensão, contendo um ou mais princípios ativos, para aplicação na superfície do couro cabeludo. Abreviação: XAMP Para fins de certificação em BPF: Xampu.

XAROPE

Conceito:

Forma farmacêutica aquosa caracterizada pela alta viscosidade, que apresenta não menos que 45% de sacarose ou outros açúcares na sua composição. Os xaropes geralmente contêm agentes flavorizantes. Abreviação: XPE Para fins de certificação em BPF: Xarope.

FONTE : http://www.anvisa.gov.br

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANSEL, H. C.; POPOVICH, N. G.; ALLEN Jr, L. V. Pharmaceutical Dosage
Forms and Drug Delivery Systems, Eighth Edition. Baltimore: Williams and
Wilkins, 2004.

EUROPEAN PHARMACEUTICAL MARKETING RESEARCH ASSOCIATION
(EphMRA). New Form Code Classification Guidelines. Basel, 2006.

EUROPEAN PHARMACOPOEIA, 5th ed. Strasbourg: Council of Europe (COE) - European Directorate for the Quality of Medicines, 2004.

FARMACOPÉIA BRASILEIRA. 4. ed. São Paulo: Atheneu, 1988.

FOOD AND DRUG ADMINISTRATION (FDA). CDER Data Standards Manual.
Rockville: Center for Drug Evaluation and Research, 2006.

UNITED STATES PHARMACOPEIA (USP), ed. 28-NF 23. Rockville: United
States Pharmacopeial Convention, 2005.



Nenhum comentário:

Postar um comentário