segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

VERMINOSES: OXIURÍASE

VERMINOSES: OXIURÍASE


AGENTE ETIOLÓGICO

O Enterobius vermicularis é verme de cor branca, filiforme, pertencente à superfamília Oxiuroidea. O macho mede cerca de 3 a 5mm de comprimento e a fêmea, 8 a 12mm por 0,3 a 0,4 de diâmetro. O macho apresenta cauda recurvada sobre o ventre, enquanto a da fêmea é afilada, longa, constituindo 1/3 do corpo.
                                                                                                         
A fêmea, quando fecundada, não faz postura, constituindo-se num verdadeiro saco de ovos, com número que varia de 5.000 a 16.000 ovos. O ovo encerra um embrião completamente formado, sendo raramente encontrado no meio das fezes. A sobrevivência do ovo no meio exterior é de curta duração, principalmente se a temperatura ambiente é quente e seca; ele resiste melhor ao clima frio e úmido.
                                                                                                         
As fêmeas com o útero cheio de ovos desligam-se da mucosa do ceco e são arrastadas com as fezes para a região anal, podendo aí fixar-se e liberar grande número de ovos já embrionados. No ciclo biológico do Enterobius vermicularis não há necessidade de hospedeiro intermediário nem a permanência dos ovos no meio exterior para se tornarem embrionados.

Dada a irritação que determina nas margens do ânus, com prurido intenso, o indivíduo parasitado tende a coçar tal região, propiciando o acúmulo de ovos nos dedos e nas unhas, e a possibilidade de levá-los à cavidade oral, ingerindo-os. Estes, chegando no duodeno, dão larvas rabditóides e sofrem mais duas mudas, tornando-se adultos, copulam e atingem seu desenvolvimento completo ao nível do ceco, onde se localizam.

Os machos são eliminados com as fezes e as fêmeas fecundadas abarrotam-se de ovos e reiniciam o mesmo ciclo, com a duração de mais ou menos 25 a 28 dias.

FORMA DE TRANSMISSÃO

Diversos são os modos de transmissão desta helmintíase:
                                                                                                         
a) Transmissão direta do ânus para a cavidade oral, através dos dedos, principalmente nas crianças, doentes mentais e adultos que não tomam cuidados higiênicos.
                                                                                                         
b) Transmissão indireta através da poeira e de alimentos contaminados por mãos poluídas e mesmo pelas moscas;
                                                                                                         
c) Retroinfestação, que consiste na migração das larvas da região anal para as regiões superiores do intestino grosso, onde se tornam adultas.
                                                                                                         
d) Autoinfestação interna, discutida e negada por alguns autores. Apresenta como possibilidade o fato de as infestações perdurarem por longo tempo, sabendo-se que o ciclo desse parasito não alcança senão 2 meses.

DISSEMINAÇÃO
                                                                                                         
Parasitose de âmbito cosmopolita, atinge com maior prevalência as crianças, principalmente quando em agrupamentos como colégios, asilos e internatos. O acometimento de vários membros de uma mesma família é comum, embora seja, nos adultos, de menor duração.

O impertinente prurido anal leva as crianças a coçar com frequência essa região, o que favorece a localização dos ovos sob as unhas, a possibilidade de sua ingestão e a manutenção da oxiuríase por longo tempo. Dado o grande número de ovos eliminados pelas fêmeas, estes permanecem no meio das vestes, das roupas de cama e na poeira do ambiente, propiciando a autoinfestação direta ou indireta.

SINTOMATOLOGIA

Clínico – o sintoma clínico predominante para o seu diagnóstico é o prurido. Este é persistente, incomodativo, irritante, sobretudo à noite. Os demais sintomas são, de regra, pouco intensos e sem significado diagnóstico. As perturbações nervosas são comuns às diversas parasitoses; entretanto, quando associadas ao prurido podem conduzir ao seu diagnóstico clínico.
                                                                                                         
Laboratorial – reside no encontro do parasito e de seus ovos nas fezes, aliás, muito difícil dada a sua biologia. Os ovos estão presentes nas fezes em apenas 5% da média dos indivíduos infestados. O exame direto do ânus pela abertura do esfíncter anal pode revelar a presença dos vermes adultos com as características já referidas.

Outras vezes o encontro ocasional entre as vestes do seu portador conduz ao diagnóstico de certeza. Alguns dispositivos são empregados para facilitar o encontro dos ovos em meio às fezes. O mais comum, consiste num bastão de vidro com uma das extremidades envolta num pedaço de celofane, esta extremidade é introduzida nas pregas da mucosa anal com um movimento de “raspagem”. Coloca-se o bastão num invólucro de vidro protetor, e no laboratório o celofane é retirado e colocado numa lâmina com algumas gotas de solução fisiológica, sendo a seguir examinado no microscópio.

TRATAMENTO E TERAPÊUTICA
                                                                                                         
Os medicamentos atualmente mais indicados na terapêutica da oxiuríase, em ordem de preferência, ressalvadas as particularidades relativas a cada um deles, são os seguintes: pamoato de pirantel, pamoato de pirvínio, mebendazol e sais de piperazina.
                                                                                                         
Os medicamentos de primeira escolha são representados pelo pamoato de pirantel e de pirvínio, por serem eficazes em dose única.
                                                                                                         
O mebendazol, pela necessidade de administração durante 3dias consecutivos, ocupa o terceiro lugar na preferência. É bem verdade que sua polivalência terapêutica – pois é também eficaz na ascaridíase e tricocefalíase, bem como na ancilostomíase e teníase – poderá torná-lo o mais indicado quando houver associação parasitária. Os sais de piperazina, devendo ser usados durante prazo longo, são atualmente os medicamentos de última escolha. O índice de curas atinge 100%.
                                                                                                         
Pamoato de pirantel - sal insolúvel, não absorvido em quantidade apreciável pelo trato gastrointestinal, exerce sua ação diretamente no intestino. Sua eficácia varia entre 84,61% e 100%.
                                                                                                         
Pamoato de pirúvio - sal insolúvel, não absorvido em grau apreciável, exercendo sua função no trato intestinal. Reações colaterais atribuídas ao medicamento são, na maioria dos casos, leves e representadas por cólicas intestinais, diarreia, cefaleia, náuseas e possível vômitos.

FONTE

MINISTÉRIO DA SAÚDE, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica, DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. GUIA DE BOLSO, 6ª edição revista Série B. Textos Básicos de Saúde, brasília / DF, 2006

EFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

DE CARLI, G. A. Parasitologia Clínica: Seleção de Métodos e Técnicas de Laboratório para o Diagnóstico das Parasitoses Humanas. São Paulo: Atheneu, 2001.
CARRERA, M. Insetos de Interesse Médico e Veterinário. Curitiba: Editora da UFPR, 1991.
CIMERMANN, B.; FRANCO,M.A. Atlas de parasitologia. São Paulo: Atheneu, 2004.
COURA, J R. Dinâmica das Doenças Parasitárias. Rio de janeiro: Gunabara Koogan,2V. 2005.
GOULART, G. G.; COSTA LEITE, I. Moraes: Parasitologia e Micologia Humana. 2 ed. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 1978.
MARCONDES, C.B. Entomologia médica e veterinária. São Paulo: Atheneu, 2005.
NEVES, D. P. Parasitologia Dinâmica. 2 ed. São Paulo: Atheneu, 2005.
NEVES, D. P. Parasitologia Humana. 11 ed. São Paulo: Atheneu, 2004.
PESSOA, S. B.; MARTINS, A. V. Parasitologia Médica. 12 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988.
REY, L. Bases da Parasitologia Médica. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
REY, L. Parasitologia. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.
VALLADA, E.P. Manual de exame de fezes. São Paulo: Atheneu, 2004.

Bibliografia Complementar

BEAVER, P. C.; JUNG, R. C.; CUPP, E. W. Clinical Parasitology. Philadelphia: Lea & Febiger, 1984.
GARCIA, L. S.; BRÜCKNER, D. A. Diagnostic Medical Parasitology. 3 ed. Washington D. C.: ASM, 1997.
LEVENTHAL, R.; CHEADLE, R. Parasitologia Médica: Texto e Atlas. 4 ed. São Paulo: Editora Premier, 1997.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Procedimentos Laboratoriais em Parasitologia Médica. São Paulo: Editora Santos, 1994.
ZAMAN, V. Atlas Color de Parasitologia Clínica. 2 ed. Buenos Aires: Panamericana, 1988.




Nenhum comentário:

Postar um comentário